Há menos de um mês, o produtor carioca DJ Ramon Sucesso lançou seu álbum Sexta dos Crias e o trabalho de estúdio vem chamando a atenção da mídia ao ponto de ganhar uma avaliação da Pitchfork, um dos mais renomados portais especializados do mercado.
Nesta quarta-feira (6), a jornalista Nadine Smith publicou sua crítica a respeito do material e elogiou o disco do artista nascido na periferia do Rio de Janeiro, dando uma digníssima nota 7.7.
Ao descrever a forma como o DJ se relaciona com seu público, Nadine elogiou o artista de 21 anos (via Pitchfork):
Cada vídeo do Sucesso tem um toque visual característico: quando os graves atingem, a câmera vibra de forma incontrolável, quase como se você estivesse dentro do coração acelerado de um alto-falante. Não existe baile funk sem os estridentes bailes underground que deram origem ao som, e esses clipes malucos capturam a vivacidade do gênero melhor do que qualquer álbum convencional poderia.
Em outra passagem da crítica, Nadine destaca o caráter envolvente do Funk, apesar do disco ter sido categorizado como “Eletrônico/Experimental”:
Mas por mais distorcido que seja o som, Sucesso nunca esquece o seu papel crucial como regente de festa; sua própria voz é o que nos mantém com os pés no chão, com gritos barulhentos e trabalho coletivo amplificado. ‘Sexta dos Crias’ enfatiza o baile funk como uma música viva e enérgica; assim como os pioneiros do hip-hop que fizeram engenharia reversa dos toca-discos de seus pais, ou os piratas do dub jamaicanos construindo zigurates com alto-falantes, a nova onda desafiadoramente experimental de artistas de baile funk como Ramon Sucesso expande as possibilidades do controlador de DJ, transformando um dispositivo de reprodução musical em um instrumento gerador próprio.
Na resenha, a jornalista também mencionou o fato de Ramon Sucesso ter feito em parceria com o MC Torugo o EP Contenção, lançado em Julho passado e que mistura batidas de trap latinas com tambores de conga esparsos.
Venceu muito! Ao final da matéria, você pode assistir a um vídeo com milhões de visualizações que mostra o trabalho do DJ.
DJ Renan Sucesso tem nota melhor que Taylor Swift e Daft Punk
Depois da resenha chegar às redes sociais, não demorou para fãs do brasileiro tirarem uma onda com o fato da nota de seu álbum ter sido maior do que alguns clássicos da música Pop, incluindo até mesmo Taylor Swift.
Uma publicação no Twitter viralizou ao mostrar que Speak Now, da cantora americana, recebeu nota 7.5 — 0.2 a menos do que Ramon Sucesso. A diferença foi ainda maior com relação por exemplo a Discovery, disco lendário do Daft Punk que ficou com nota 6.4 como você pode conferir aqui.
O DJ está de parabéns, hein?! Confira a resenha completa da Pitchfork sobre Sexta dos Crias neste link.
LEIA TAMBÉM: Peruana viraliza após descobrir Charlie Brown Jr: “Brasil não é só Funk e Samba”
https://www.youtube.com/watch?v=_XlFvLGbly4