Manu Gavassi surpreendeu seus fãs nesta semana ao anunciar seu aguardado retorno ao mundo da música.
A artista publicou um teaser em suas redes sociais com algumas cenas de vídeos inéditos informando ao seguidores que serão lançados em breve “3 músicas, 4 curtas, diretamente da minha mente”. E o primeiro curta já está fazendo muito barulho!
No vídeo, a cantora de 30 anos faz uma encenação para trazer uma crítica à maneira como as mulheres são tratadas na indústria da música e aborda temas como sensacionalismo e cultura do cancelamento.
Manu aparece como funcionária do “Programa de proteção à carreira artística” durante um atendimento com ela mesma enquanto cantora e atriz que deseja voltar ao mundo da música.
Logo de cara, a atendente questiona se Manu já tem a polêmica necessária para marcar seu retorno e oferece algumas opções como “atitude arrogante”, “vazamento de conteúdo sexual” e “término de namoro”, que é “altamente recomendável”, ainda mais se houver traição. A atendente explica:
Se for do lado da mulher, a notícia voa com excelentes resultados. Mas pode causar danos à imagem, nível de perdão baixíssimo e pode te acompanhar a vida toda. É política da empresa, preciso te avisar.
Se for do lado do homem, já é mais esperado. Então, é uma abordagem mais conservadora, eu diria. Super perdoável, só tem ganho, mas você é mulher, então, tem que pensar direitinho.
O diálogo do vídeo também brinca com as consequências de Manu Gavassi ter participado do Big Brother Brasil em 2020 e como isso a tornou inapta a ser uma cantora alternativa, praticamente “obrigando” a cantora a seguir uma fórmula da qual não gosta da ideia de fazer parte.
Manu também reflete sobre a questão da formação da identidade dos artistas, que no curta é tratada como um “pacote” escolhido por cada indivíduo, e ainda cutuca temas como apropriação de discursos e nepotismo.
Ao final do vídeo, aparecem o que parecem ser os três nomes das músicas que serão lançadas pela cantora: “Pronta pra Desagradar”, “Sexo Poder e Arte” e “31”.
Manu Gavassi crítica indústria e é apoiada por outras celebridades
Os assuntos abordados no vídeo, que você pode ver ao final da matéria, fazem referência a diversas críticas de quem está inserido na indústria artística.
O curta, que em menos de um dia já acumulou quase 10 milhões de visualizações no perfil do Instagram de Manu, recebeu inúmeros comentários de outras celebridades apoiando os temas que a cantora destacou.
De Bruna Marquezine declarando “eu gosto tanto do seu cérebro” até Rebecca apontando que o curta é “genial e triste ao mesmo tempo porque é exatamente isso que acontece”, muitos famosos aproveitaram para desabafar sobre o que acontece na indústria. A atriz Mariana Xavier, por exemplo, comentou:
Caralho! Você é foda demais! Tenho pensado tanto sobre isso… sobre como o modelo atual de ‘sucesso’, nos cobrando produtividade e presença maciças, nos empurra na direção contrária à essência que faz de nós artistas!
Apesar do vídeo ter sido muito elogiado, como você pode ver nessa thread com os comentários dos famosos, é comum um vídeo como esse dividir opiniões. Várias publicações negativas também viralizaram nas redes, incluindo uma em que um internauta compartilhou sua visão sobre o tipo de humor de Manu em seu Twitter, apontando:
Meu problema com a Manu (de quem eu genuinamente gosto de algumas musicas) é 1 – ela se leva a sério demais 2 – o humor dela me parece meio enlatado? como se fosse uma tradução de uma sitcom americana? (que deu certo nos videos do BBB porque eram curtinhos eu acho).
Confira a seguir o curta que foi criado e roteirizado por Manu Gavassi e dirigido pela artista em parceria com Gabriel Dietrich.