Quando falamos sobre os guitarristas mais influentes da história do Rock, um nome que tem sua presença 100% garantida é o de Angus Young.
Através de seu estilo inconfundível de tocar, o icônico artista de 68 anos foi um dos responsáveis por fazer o AC/DC se tornar uma das bandas de maior prestígio do Rock and Roll e contribuiu na criação de verdadeiros clássicos como “Thunderstruck”, “T.N.T.”, “Let There Be Rock”, “Back in Black” e tantos outros.
Para chegar à sonoridade conhecida por todos os seus admiradores, Angus Young se inspirou ao longo da vida em outras lendas da guitarra que ajudaram a moldar seu jeito de tocar e construíram a formação do artista também em outros aspectos.
Apesar de ter citado durante sua carreira uma série de guitarristas que serviram de inspiração, existem três que se destacam e que são facilmente identificados nas obras criadas por Angus Young.
Confira a seguir a lista e alguns depoimentos do lendário guitarrista do AC/DC (via Far Out) sobre seus principais heróis da guitarra!
Os 3 guitarristas preferidos de Angus Young
Jimi Hendrix
Um dos responsáveis por influenciar a maneira como Angus Young apresenta seus solos foi o saudoso e icônico Jimi Hendrix. Em uma entrevista de 2021 para a revista Guitar, o músico relembrou do momento em que ouviu pela primeira vez a icônica “Purple Haze”, de 1967:
Eu conseguia tocar um pouco de violão, mas realmente me concentrei nisso por volta dos 12 anos; quando era adolescente, comecei a me concentrar mais nisso. E, por volta de quando eu tinha 13-14 anos, foi quando Jimi Hendrix apareceu no horizonte.
E quando ouvi pela primeira vez a música ‘Purple Haze’, fiquei totalmente encantado. ‘Como ele está fazendo isso?’ Fiquei muito impressionado com isso. Quando Hendrix apareceu, você meio que dizia: ‘Uau! Este é outro nível na guitarra.’ Então, eu era muito fã disso.
Chuck Berry
Outra forte referência para o membro do AC/DC e para diversos outros guitarristas de sua geração foi Chuck Berry, conhecido por muitos como “O Pai do Rock and Roll”.
Além da forma de tocar e misturar estilos, podemos dizer que Young aprendeu com Berry como se portar no palco. Dono de uma performance enérgica, Angus incluiu em seus shows a popular ‘Duckwalk’, dança inventada pelo próprio Chuck. Em entrevista à BBC, Young falou sobre o quanto ele se inspirou em Berry:
Chuck Berry foi provavelmente um dos grandes guitarristas do Rock and Roll. Ele combinou muitos elementos – combinou Blues, um pouco de Jazz e seu próprio estilo único.
Ele fundiu todos esses gêneros musicais diferentes, mas ele parecia reuni-los e trazê-los à tona e (surgiu) naquele estilo Rock and Roll – foi tão puro e simples, mas tão eficaz. Eu o vi ao vivo uma vez quando era mais jovem. Eu simplesmente amei sua presença de palco e como ele se apresentou. Ele era uma daquelas pessoas que, quando subia no palco, ele era o dono.
Muddy Waters
Já o terceiro artista que podemos dizer que integra a lista dos preferidos de Angus Young é Muddy Waters, pioneiro do Blues de Chicago que foi, muitas vezes, esquecido pelo mainstream.
O saudoso astro sem dúvida alguma influenciou o lado dinâmico da forma de tocar de Young e também seu ar animado e divertido, que se destaca ao lado do AC/DC. Em conversa com o Total Guitar, Young declarou:
É a emoção daqueles discos antigos de Blues. Eu realmente nunca gostei de depressão. Sempre gostei desse tipo alegre de Blues, como Muddy Waters. Mesmo que ele estivesse cantando sobre sua mulher fugindo com um motorista de ônibus de dezenove anos da Flórida, haveria um quê de humor nisso. Isso é o que eu sempre amei.