2023 acabou há poucos dias, mas finalmente estamos todos começando a olhar para trás ao enxergar um dos anos mais movimentados dos últimos tempos no mundo da música. Com a chegada de 2024, podemos entender melhor tudo que aconteceu no ano passado através de estatísticas mais completas, como as do Spotify.
Sem dúvidas, uma das principais observações que podemos fazer é que o domínio do Pop estadunidense está finalmente sendo ameaçado. Ainda que Miley Cyrus tenha alcançado o topo dessa lista, com mais de 1,6 bilhão de reproduções no hit “Flowers”, o Top 5 não conta com mais nenhum artista dos EUA.
Aparecem por lá um representante do K-Pop (Jung Kook) e três da música latina, que teve cinco ao total no Top 10, mostrando que o Reggaeton e a música em espanhol, de forma geral, estão entre o que mais chamou atenção do público no ano de 2023.
Dentro do Rock, por outro lado, o primeiro nome a aparecer na lista que ao menos flerta com o estilo é Mitski, que colocou “My Love Mine All Mine” na 38ª colocação; outros nomes como Lana Del Rey, Jaden Hossler e Gorillaz estão entre os mais ouvidos que mais se aproximam do gênero, mas a música mais ouvida a efetivamente ser classificada como Rock seria “GOSSIP”, do Måneskin, na 187ª posição.
Já a música brasileira, como era de se esperar, foi representada pelo Sertanejo logo abaixo do Top 50 – o hit “Nosso Quadro”, de Ana Castela, ocupou o 51º lugar. Veja o Top 10 completo logo abaixo e confira uma lista mais completa clicando aqui.