Ex-vocalista de uma das bandas mais icônicas nos anos 1980, Morrissey revelou acreditar que há uma campanha midiática para que ele seja desassociado do The Smiths.
Segundo o controverso cantor, muitas pessoas buscam excluí-lo de ser a “essência fundamental” de sua banda de origem, cujo disco de estreia autointitulado saiu em 1984.
Nesta quinta-feira (11), o artista de 64 anos usou a seção “Mensagens de Morrissey” de seu site oficial para corrigir informações que ele julga terem sido colocadas de forma errada pela imprensa para afastá-lo do papel que ele desempenhou nos Smiths.
Morrissey reclama de tentativas de apagá-lo da história do The Smiths
O texto é a continuação de um recente comunicado no qual Morrissey lamentou a perda do ex-empresário da banda, Mike Hinc, e a nota menciona inclusive um anseio da gravadora para lançar o single “Hand in Glove”, que você pode ouvir ao final da matéria:
Há uma óbvia mudança de direção da mídia para me excluir de ser a essência fundamental do The Smiths, mas isso não pode funcionar porque eu inventei o nome do grupo, os títulos das músicas, os títulos dos álbuns, a arte, as melodias vocais e todos os sentimentos líricos vieram do meu coração… e então é um pouco como dizer que Mick Jagger não tinha nada a ver com os Stones.
Vários sites de notícias agora afirmam que a primeira reunião na [gravadora] Rough Trade foi com Johnny Marr e Andy Rourke, mesmo que Andy não fosse nem mesmo um membro comprometido com a banda naquele momento. A reunião, claro, foi com Morrissey e Marr. Até mesmo Geoff Travis, de repente, decidiu que ‘não se lembra quem estava com Johnny’, embora Geoff tenha me olhado diretamente nos olhos naquele mesmo dia e dito ‘gostaríamos de lançar ‘Hand in Glove’ imediatamente’, e mais importante ainda, me disse que seu nome era Geoff com G, não Jeff com J.
Para encerrar a mensagem, Moz ainda disse que irá “lutar até o último suspiro” para defender suas contribuições na banda. Tem fundamento ou é birra?
Morrissey no Brasil
Vale lembrar que Morrissey fará dois shows no Brasil no mês que vem. As datas originalmente foram marcadas para Setembro de 2023, mas o cantor resolveu adiá-las após passar mal na época.
Agora, as apresentações estão previstas para acontecer no dia 22 de Fevereiro, em São Paulo, e 24 de Fevereiro, em Brasília.
LEIA TAMBÉM: Morrissey volta a culpar gravadora por declínio da carreira e diz que vive “tortura” para lançar álbum