Notícias

Frank Farian, produtor responsável por uma das maiores farsas da música, morre aos 82 anos

Produtor alemão Frank Farian formou o Boney M. e No Mercy, mas ficou conhecido mesmo por polêmica com o Milli Vanilli; entenda.

Frank Farian, produtor responsável por uma das maiores farsas da música, morre aos 82 anos
Imagem: Reprodução

Morreu nesta terça-feira (23), aos 82 anos, o produtor musical alemão Frank Farian, conhecido por ser o manager e compositor por trás do grupo vocal Milli Vanilli. Ele faleceu na sua casa em Miami, nos Estados Unidos, de causas não reveladas.

Em 50 anos de carreira, Farian escreveu e produziu diversos hits de bandas como Eruption, Boney M., La Bouche e do cantor Meat Loaf. Mas ele ficou conhecido mesmo depois de uma baita polêmica envolvendo um projeto de 1988.

Naquele ano, ele assinou um contrato com os cantores Rob Pilatus e Fabrice Morvan para produzir a dupla, que se chamaria Milli Vanilli. Acontece que logo nos primeiros dias de gravação, Farian não gostou da performance dos dois.

Para gravar o álbum Girl You Know It’s True (1989), que ele mesmo tinha composto, o produtor contratou outros cantores de estúdio e fez com que Pilatus e Morvan se apresentassem ao vivo com o playback, ou seja, fingindo ser a voz deles.

Milli Vanilli teve Grammy revogado

O disco Girl You Know It’s True emplacou três singles no primeiro lugar das paradas americanas e ainda rendeu ao Milli Vanilli o Grammy de Melhor Novo Artista em 1990.

Só que ao longo daquele mesmo ano, Rob Pilatus e Fabrice Morvan encontraram algumas dificuldades técnicas nos shows e os rumores sobre a dublagem começaram a se espalhar.

Insatisfeitos, os cantores pediram mais liberdade criativa a Frank Farian, mas ele negou. Por isso Pilatus e Morvan foram à imprensa para confirmar o playback.

Resultado: o Milli Vanilli teve o seu Grammy revogado e enfrentou pelo menos 26 ações judiciais com base nas leis de proteção contra fraude ao consumidor dos EUA.

Continua após o vídeo

Frank Farian ainda fundou Boney M. e No Mercy

Rob Pilatus e Fabrice Morvan tentaram formar outros projetos, mas ficaram marcados negativamente na indústria e não voltaram a fazer sucesso.

No final da década eles chegaram a gravar um álbum chamado Back and in Attack que seria o grande retorno da dupla, mas o lançamento foi cancelado após uma tragédia com Pilatus, que foi encontrado morto aos 32 anos por uma overdose de álcool e medicamentos.

Certa vez, em entrevista ao The Washington Post (via Consequence), Frank Farian não demonstrou arrependimentos, dizendo que o Milli Vanilli era “parte visual e parte gravada, e os fãs estavam felizes dessa forma”.

Ouça acima “Girl You Know It’s True”, principal sucesso do Milli Vanilli.