Em publicação feita no Twitter/X nesta segunda-feira (28), Elon Musk revelou que foi realizado o primeiro implante de dispositivo em cérebro humano através de sua empresa Neuralink.
“O primeiro humano a receber um implante da Neuralink ontem está se recuperando bem. Os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios,” escreveu o empresário, mencionando as células que usam sinais elétricos e químicos para enviar informações ao cérebro e ao corpo.
Com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, a Neuralink foi fundada em 2016 com o objetivo de ajudar as pessoas a se recuperarem de lesões traumáticas no cérebro e na medula espinhal, além de curar a depressão e outros distúrbios de saúde mental.
A empresa também carrega a missão de conectar humanos à internet, desde o auxílio para navegar pelas plataformas de streaming de música até comunicação quase telepática, como informou a Consequence.
Elon Musk cita Stephen Hawking ao descrever atributos da Neuralink
Em outra postagem no Twitter, Musk falou sobre a função de Telepatia e explicou a utilidade do dispositivo, citando ainda o falecido físico teórico e autor britânico Stephen Hawking:
[Ele] permite o controle do seu telefone ou computador e, por meio deles, de quase qualquer dispositivo, apenas com o pensamento. Os usuários iniciais serão aqueles que perderam o uso dos membros. Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo.
Vale lembrar que, antes de ser liberada para iniciar os testes em humanos em Maio de 2023, a Neuralink testava seus chips cerebrais em macacos, mostrando, na época, suas cobaias “jogando” videogames e movendo cursores de computador por meio de seus implantes.
Aliás, um relatório de 2022 descobriu que pelo menos 15 dos 23 animais testados com a tecnologia entre 2017 e 2020 morreram. Por causa disso, o inspetor geral do Departamento de Agricultura dos EUA abriu uma investigação para verificar se a Neuralink violava os regulamentos de bem-estar dos macacos.
LEIA TAMBÉM: Guns N’ Roses recorre à Inteligência Artificial para clipe de música controversa
The first human received an implant from @Neuralink yesterday and is recovering well.
Initial results show promising neuron spike detection.
— Elon Musk (@elonmusk) January 29, 2024
Enables control of your phone or computer, and through them almost any device, just by thinking.
Initial users will be those who have lost the use of their limbs.
Imagine if Stephen Hawking could communicate faster than a speed typist or auctioneer. That is the goal.
— Elon Musk (@elonmusk) January 30, 2024