Por essa nenhum fã de Iron Maiden poderia esperar! Cientistas no Peru nomearam recentemente uma nova espécie de lagarto em homenagem ao vocalista Bruce Dickinson. É isso mesmo!
Como explicou a Loudersound, o animal ganhou o nome de Enyalioides dickinsoni e foi encontrado na Cordilheira de Colán, localizada na parte peruana da Amazônia, a 740 quilômetros ao norte de Lima, capital do país.
A espécie será conhecida como “lagarto de madeira de Dickinson” em linguagem popular e o site do Journal of Vertebrate Biology explicou mais detalhes sobre a nova espécie:
O Enyalioides dickinsoni pode ser distinguido de todas as espécies conhecidas de Enyalioides, exceto E. azulae, pela combinação de algumas caracteristicas.
A primeira é uma crista vertebral distintamente baixa, com a crista no pescoço no máximo duas vezes mais alta que a crista entre os membros posteriores; já a segunda é apresentar escamas imediatamente posteriores aos superciliares na borda lateral do crânio pouco projetadas e semelhantes em altura às escamas adjacentes.
As outras são escamas vertebrais do occipital à base da cauda; escamas dorsais fracamente quilhadas e de tamanhos heterogêneos; escamas ventrais quilhadas; cauda circular em seção transversal; e escamas caudais heterogêneas, aumentando de tamanho posteriormente em cada segmento.
O Journal of Vertebrate Biology ainda justificou a escolha do nome:
O nome específico é um substantivo na forma genitiva e é um patronímico em homenagem a Paul Bruce Dickinson (nascido em 7 de agosto de 1958), mais conhecido como o vocalista da lendária banda de heavy metal Iron Maiden, embora ele também seja produtor musical, empresário, esgrimista competitivo, romancista, aviador, locutor e vencedor de vários títulos e prêmios honorários. Em 2016, ele colocou em um voo uma tartaruga marinha cabeçuda, Caretta caretta, que apareceu em uma praia de Jersey até as Ilhas Canárias em seu avião particular, contribuindo assim para a conscientização e proteção desta espécie vulnerável. Destacamos também que o Iron Maiden é uma banda popular entre taxonomistas e curadores de museus que apreciam o Rock.
Segundo o site Latin American Post, a nomeação de Enyalioides dickinsoni em homenagem a Dickinson “é uma prova da influência duradoura de figuras culturais na descoberta científica”. O portal ainda complementou:
É um lembrete da interconexão do nosso mundo, onde o legado de um ícone do Heavy Metal pode se estender aos domínios da conservação ambiental e da pesquisa científica. Esta descoberta não apenas enriquece nossa compreensão da biodiversidade da Amazônia, mas também celebra as contribuições multifacetadas de indivíduos como Dickinson para a cultura e consciência global.
Interessante demais, né?!
Bruce Dickinson se declarou pelos fãs brasileiros
Vale lembrar que, no final de 2023, Bruce esteve no Brasil e, em conversa com alguns veículos, demonstrou toda a sua admiração pelos fãs brasileiros.
Em entrevista divulgada recentemente no YouTube, o aclamado vocalista compartilhou um pouco sobre sua visão em relação ao público brasileiro e você pode saber mais aqui.
O novo álbum solo de Dickinson, The Mandrake Project, será lançado em 1º de Março pela BMG. Logo abaixo você pode ouvir o single mais recente, “Rain on the Graves”.
LEIA TAMBÉM: Bruce Dickinson explica por que afirmou que o Iron Maiden era melhor que o Metallica