O Vale do Silício, localizado na área da baía de São Francisco, na Califórnia, aprovou uma resolução que declarou oficialmente a solidão como uma emergência de saúde pública. De acordo com um relatório feito pelo condado de San Mateo, o Conselho de Supervisores local tomou a decisão por unanimidade, sinalizando que o problema por lá está realmente sério.
Em publicação no Twitter, o supervisor David Canepa escreveu (via NYPost):
O condado de San Mateo foi o primeiro no país a declarar a solidão uma emergência de saúde pública depois que o Conselho de Supervisores aprovou por unanimidade uma resolução de autoria de meu escritório na terça-feira. A solidão tem um impacto profundo na saúde e é comparável a fumar um maço de cigarros por dia.
Além disso, Canepa pediu que o estado da Califórnia estabeleça um cargo de “ministro da solidão” para ajudar aqueles que “sofrem em silêncio a restaurar ligações significativas que foram perdidas durante a pandemia”.
Segundo o supervisor, o condado de San Mateo foi o primeiro lugar a considerar a solidão um caso de emergência na saúde pública nos EUA:
Quando divulguei meu estudo sobre a solidão, descrevi o que cada local pode fazer para promover a conexão. Sou grato ao condado de San Mateo por se tornar o primeiro condado da América a reconhecer a solidão como uma emergência de saúde pública.
Importante, né?
Solidão pode ser causada pelas redes sociais
Como apontou o cirurgião-geral, a solidão leva a problemas ainda mais graves, incluindo ataque cardíaco, depressão e até morte precoce.
David Campbell, diretor clínico e de programa do Recover Together Bend, centro de tratamento de dependência e saúde mental em Oregon, lembrou que as redes sociais são, em parte, culpadas pelo panorama atual:
Nos EUA de hoje, parece que estamos confundindo espaço e dispositivos eletrônicos com amizades e comunidade. A solidão é absolutamente uma emergência de saúde pública e as consequências são terríveis tanto para a saúde mental como para a física.
Vale lembrar que todos esses fatores foram bastante exacerbados devido à pandemia, que isolou ainda mais as pessoas em suas casas e cujos efeitos a longo prazo ainda são muito pouco discutidos. O debate é necessário!
LEIA TAMBÉM: “Colapso”: Corey Taylor abre o jogo sobre saúde mental e cancelamento de shows