Há quase 20 anos, um show do Metallica ficou marcado depois que o baterista Lars Ulrich não compareceu na performance e seu instrumento foi assumido por dois outros músicos icônicos.
A lendária banda de Metal era uma das atrações principais do festival Download, do Reino Unido, que aconteceu no dia 6 de Junho de 2004 e que também contou com apresentações de Slipknot, Slayer, KoRn, Machine Head, Soulfly, Ill Niño, Turbonegro e Breed 77.
Porém, imprevistos sempre podem acontecer e quando se trata de saúde mental o ideal é que a pessoa consiga se recuperar antes de voltar ao trabalho. No voo do Metallica para o Reino Unido, Lars teve um ataque de pânico que o impediu de subir ao palco naquele dia com seus companheiros de banda. Após o ocorrido, o baterista explicou (via Louder Sound):
Eu estava exausto. Foi muito assustador estar em um pequeno tubo de metal a 41.000 pés. Nunca tive ataques de ansiedade ou qualquer tipo de ataque de estresse, nunca.
Depois de uma hora de atraso, James Hetfield, Kirk Hammett e Robert Trujillo decidiram conversar com o público sobre a situação do baterista e revelaram que tinham encontrado uma solução para manter a apresentação. O frontman do Metallica declarou:
Olá Donington… ou Download, o que você preferir, é ótimo ver todos vocês. Vocês estão se divertindo? Bem, nos desculpem por estarmos atrasados para vir aqui, mas temos um bom motivo. No caminho para cá, nós quatro estávamos todos saudáveis [mas] um de nós não o bastante para fazer isso aqui.
Lars foi para o hospital, nada sério, esperamos. Algum tipo de problema médico. Mas estamos aqui para tocar. Não decepcionamos nossos amigos. Temos alguns amigos de outras bandas que tocaram aqui hoje, que arrasaram ao máximo e ofereceram seus serviços para vir tocar, então este será um Download extra especial para nós e, espero, para vocês. Então vocês estão conosco?
Com o apoio do público e do saudoso baterista do Slipknot Joey Jordison e do baterista do Slayer Dave Lombardo, e o técnico de bateria de Ulrich, Flemming Larsen, o Metallica conseguiu fazer seu aguardado show.
Relembre ao final da matéria!
Bateristas substituem Lars Ulrich em show do Metallica
Enquanto Lombardo tocou nas primeiras faixas “Battery” e “The Four Horsemen”, o técnico de bateria Flemming Larsen assumiu as baquetas em “Fade to Black”. Mas o maior tempo do show contou com a contribuição do saudoso Jordison, que ainda estava usando a máscara do Slipknot e tocou em oito músicas.
Recentemente, alguns registros do show foram disponibilizados em 4K no YouTube e apresentam destaques editados do show, como os fãs animados com a performance e a apresentação das músicas “For Whom The Bell Tolls”, “Wherever I May Roam” e “Enter Sandman”, que contaram com Joey na bateria.
Joey Jordison tocou com o Metallica em 2004
No ano passado, Kirk Hammett contou ao The Guardian qual foi a reação do baterista do Slipknot ao ser questionado sobre poder tocar o hino “Enter Sandman”. Relembrando o momento emocionante com o falecido colega, o guitarrista contou:
No final do set, me virei para o Joey no palco e perguntei se ele poderia tocar ‘Enter Sandman’ e eu vi através de sua máscara que ele tinha lágrimas em ambos os olhos. Ele estava chorando porque significava muito para ele tocar ‘Sandman’ conosco no Download. Nunca esquecerei isso.
O talentoso Jordison nos deixou em 2021, aos 46 anos, após morrer “pacificamente enquanto dormia”.
Antes de se juntar ao Slipknot, o músico iniciou sua carreira com a banda Modifidious em 1993. Na icônica banda de Heavy Metal, Joey ficou entre 1995 e 2013, gravando alguns dos discos mais famosos do grupo como o homônimo de estreia e Iowa.