A Áustria é conhecida por seus consumidores assíduos de cerveja e, por mais inusitado que seja, um partido político dedicado à bebida — e fundado por um cantor Punk — tem se destacado na corrida eleitoral do país.
O Partido da Cerveja, ou Bier Partei, como é chamado no local, tem angariado votos nas pesquisas eleitorais, podendo se tornar um elemento importantíssimo no combate à extrema direita na Áustria.
A organização foi fundada por Marco Pogo, alter ego de Dominik Wlazny, que anteriormente se destacou como integrante da banda Turbobier e que também é humorista e médico formado pela Universidade de Medicina de Viena.
Partido da Cerveja nas eleições da Áustria
O político chegou a pontuar 8% nas nas eleições presidenciais de 2022, mas seu partido ainda não integrava as eleições parlamentares. Regularizado, o Bier Partei atingiu recentemente 7% da intenção de voto dos austríacos, que vão eleger um novo governo no segundo semestre deste ano (via Revista Fórum).
O partido criado em 2015 surgiu como um “projeto satírico”, sem definir se era de direita ou esquerda. Seu objetivo era permanecer no centro, fazendo alusão, segundo Marco Pogo, “à torneira de cerveja que fica no centro de cada bar”.
Atualmente, quem tem liderado as eleições na Áustria são os extremistas de direita do OFP, partido de extrema-direita nacionalista. Porém, mesmo sendo os vencedores, eles podem enfrentar dificuldades por terem a minoria e vão precisar compor governo.
Com Wlazny sendo um duro opositor da extrema-direita, o Partido da Cerveja provavelmente deve garantir seu lugar na composição de frente ampla que somará o partido verde, os sociais-democratas e o atual governo de centro-direita de Karl Neuhammer. Um brinde!
Ouça Turbobier, banda do fundador do Partido da Cerveja
Vale lembrar que o Turbobier segue ativo e, inclusive, deve lançar um novo disco em 2024. O álbum se chama Nobel geht die Welt zugrund e tem ganhado prévias nos últimos meses, como “Servas Adiós”, que você pode conferir logo abaixo.