Notícias

Fala, capitão: Bruce Dickinson (Iron Maiden) dá dicas para superar o medo de voar

Vocalista do Iron Maiden e piloto comercial licenciado, Bruce Dickinson deu dicas para as pessoas conseguirem superar o medo de entrar em um avião.

Bruce Dickinson
Crédito: John McMurt

Em entrevista para Janne Innanfors, da estação de rádio sueca Rockklassiker, Bruce Dickinson foi perguntado sobre ter algum conselho para as pessoas que têm medo de voar.

Piloto comercial licenciado, o vocalista do Iron Maiden tem vasto conhecimento sobre o tema, realizando até as viagens feitas por sua banda ao redor do mundo a bordo do “Ed Force One” (relembre uma decolagem do aeroporto de Fortaleza ao final da matéria), e deu algumas dicas para que qualquer pessoa pudesse superar o pânico de estar nas alturas.

Ao compartilhar seus pensamentos, Bruce ressaltou que é importante fazer o possível para perder o medo de voar e também indicou cursos que podem ajudar quem não consegue se livrar do problema (via Blabbermouth):

Muitas pessoas ficam nervosas ao voar – por razões perfeitamente válidas, porque se você fica nervoso ao voar, você fica nervoso ao voar. Não há nada do que se envergonhar. É só que voar faz parte do mundo moderno. Portanto, existem maneiras de tentar processar [o medo], lidar com ele e mitigá-lo e, em alguns casos, simplesmente eliminá-lo completamente. Depende apenas do que te assusta e de quão assustado você está e quais passos você tomará para se tratar, por assim dizer. E, principalmente, é apenas uma questão de experiência e educação.

Existem muitos cursos realmente excelentes, cursos sobre medo de voar, que são frequentemente ministrados pelas companhias aéreas. A British Airways faz um trabalho muito bom, que envolve entrar em simuladores e entrar em um avião modelo e fazer com que as pessoas expliquem exatamente o que é cada ruído, e por que fazem isso, e por que fazem aquilo, e por que você tem que subir o bloqueador da janela, e por que você tem que tirar todas as porcarias dos seus pés, e o que acontece quando as máscaras de oxigênio caem – todas essas coisas. Porque não é explicado, na verdade. É apenas, tipo, ‘Ei, faça isso, faça isso, faça isso’. Mas as pessoas perguntam: ‘Por quê?’. Minha esposa sempre fica tipo, ‘Por que tenho que levantar o bloqueador da janela quando decolamos e pousamos?’. E eu disse: ‘Porque se houvesse um problema e o avião estivesse pegando fogo, como você saberia de que lado não deveria sair se não pudesse ver pela janela’. Então, você poderia pular em um motor em chamas da rampa de emergência se você não consegue ver o que está lá fora; você não conseguiria ver algo perigoso ou qualquer outra coisa assim.

Portanto, são apenas coisas de bom senso nas quais você não pensa. E isso parece realmente horrível, mas a questão é que todas estas coisas aconteceram porque houve acidentes onde centenas de mortes poderiam ter sido evitadas por precauções muito simples que acabaram de fazer parte da demonstração de segurança.

Na sequência, Dickinson exemplificou seu discurso com um caso concreto:

Houve um acidente terrível recentemente, onde um 787 pousou em cima de um – era um avião da Guarda Costeira, eu acredito. Acho que foi – vou dizer que foi no Japão [ou] foi na Coreia. Mas de qualquer maneira, foi no Extremo Oriente. E foi um 787 que pousou em cima dele. Não deveria estar na pista, mas estava. E o avião basicamente queimou até o chão. Todos sobreviveram àquele acidente e saíram, o que é uma prova de um ótimo treinamento, sem pânico e um ótimo, ótimo treinamento da tripulação. Portanto, há ótimas histórias de quando tudo dá certo. E vamos encarar: as viagens aéreas ainda são incrivelmente seguras – muito mais seguro do que entrar em seu carro.

Verdade, né? Vale lembrar que Bruce trabalhou como piloto para a extinta companhia aérea islandesa Astraeus.

Bruce Dickinson citou brasileiro entre cantores preferidos

Em tempo, ao conversar recentemente com o Songfacts, Dickinson falou sobre os cantores que mais admira e explicou os motivos para incluir cada um deles em sua lista pessoal.

Além de citar Chris Cornell, icônico vocalista do Soundgarden Audioslave, o líder do Iron Maiden mencionou o saudoso Andre Matos, conhecido por ter participado das bandas brasileiras AngraShaman e Viper.

Ao revelar suas vozes prediletas, Dickinson ainda destacou que curte as trilhas sonoras feitas para a franquia James Bond.

LEIA TAMBÉM: Bruce Dickinson (Iron Maiden) dá nome a nova espécie de lagarto descoberta na Amazônia