Apesar de ter deixado o hospital no início de 2024 após meses de tratamento na UTI por conta do ataque a tiros que sofreu em Setembro do ano passado, Mingau ainda não apresentou melhoras consideráveis e voltou a ser internado no Hospital São Luiz, na Zona Sul de São Paulo.
Como apontou o boletim médico, o baixista do Ultraje a Rigor deu entrada no local com “um quadro infeccioso pulmonar associado a alteração de hábito intestinal”. Diante da falta de novas informações, Roger Moreira, vocalista do Ultraje, atualizou os fãs ao participar do podcast Ticaracaticast.
Ao comentar no programa sobre o estado de saúde de Mingau, o cantor explicou que o quadro do músico continua delicado, já que ele não consegue se mexer ou se comunicar, existindo ainda uma complicação no pulmão (via Igor Miranda):
A última vez que eu vi o Mingau ele estava com infecção e foi para o hospital. Ele está parado. Embora ele esteja em uma clínica de reabilitação, na maior parte do tempo ele está parado. Ele mexe o pescoço, segue com o olho, mas não fala. Ele está com traqueostomia [abertura frontal na traqueia com inserção de cânula] e não dá para ele falar porque escapa ar [pelo pescoço]. Tem outra peça que tampa o local e daí ele poderia falar, só que isso tem dado infecção no pulmão e está difícil de sarar. Acho que por ele não se mexer muito, acabou dando infecção e ele está no hospital.
Roger também detalhou o que sabe sobre a consciência do baixista, revelando que ainda não é possível saber com certeza o nível de entendimento dele das situações que ocorrem ao seu redor:
A gente não sabe realmente se ele entende. Tem momentos que você fala: ‘ah, ele está entendendo!’. Você fala que vai embora e ele chora, e também quando vê vídeos dele tocando. A gente não sabe realmente se ele entende, ou se ele entende o tempo inteiro, se não entende nada, se não sabe o que está acontecendo, porque por enquanto ele não fala e não dá nenhum sinal com certeza mesmo.
A gente segue na torcida pela recuperação completa de Mingau! Confira a entrevista de Roger para o Ticaracaticast ao final da matéria.
Mingau, do Ultraje a Rigor, foi baleado na cabeça
Seis meses atrás, Mingau foi baleado na cabeça na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, e seguiu imediatamente para a UTI do Hospital São Luiz.
Na época, o músico de 56 anos passou por uma cirurgia intracraniana de emergência para prevenir infecções e, depois, passou por um novo procedimento de craniectomia descompressiva, “com a finalidade de auxiliar no controle da pressão intracraniana”.
Devido à gravidade do caso, a evolução do quadro de Mingau tem sido bastante lenta, mas cada pequeno avanço foi muito comemorado pela família. Há algum tempo, por exemplo, contamos aqui que a filha do baixista revelou que ele se emocionou ao ver familiares e até sorriu com algumas interações.
LEIA TAMBÉM: Filha de Mingau (Ultraje a Rigor) dá detalhes e diz que pai terá “longo processo de recuperação”