Puxadas por Geração Z, artistas mulheres têm crescimento de 252% em streamings no Brasil

Artistas mulheres estão entre as preferidas da Geração Z, e streamings cresceram 252% no Brasil e 234% no mundo, segundo o Spotify.

Puxadas por Geração Z, artistas mulheres têm crescimento de 252% em streamings no Brasil
Imagens: Divulgação

Quantas cantoras, compositoras ou bandas formadas por mulheres estão nas suas playlists de músicas favoritas? De acordo com um levantamento feito pelo Spotify, esse índice felizmente está crescendo no Brasil.

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente nesta sexta-feira, dia 8 de março, a plataforma de streaming realizou um estudo sobre o aumento da audiência de artistas femininas nos últimos cinco anos.

Publicidade
Publicidade

Segundo o Spotify, o consumo de músicas feitas por mulheres cresceu 252% no Brasil de 2019 para cá, e no mundo esse número ficou em 234%, mostrando um forte avanço do reconhecimento de tantas artistas incríveis.

Esse crescimento foi puxado por garotas da Geração Z, já que 60% das ouvintes de artistas femininas no Brasil são mulheres, e na faixa etária entre 18 e 24 anos. A base vem forte!

Spotify cria playlists sobre mulheres na música

Para comemorar esse importante avanço, o Spotify criou um hub para compartilhar músicas e histórias de criadoras de todo o mundo, o EQUAL.

Na página que você pode acessar aqui, é possível encontrar diversas playlists temáticas como “As rainhas do sertanejo”, “As mulheres cuja música abalaram o nosso mundo” e até outras mais específicas direcionadas para ícones do Jazz e música eletrônica, por exemplo.

Abaixo, você pode conferir quais foram as artistas brasileiras mais ouvidas no Brasil e no mundo em 2023!

LEIA TAMBÉM: 15 mulheres que mudaram o jogo da indústria da música

Artistas brasileiras mais ouvidas em 2023

No Brasil

5. Maiara & Maraisa
4. Luísa Sonza
3. Mari Fernandez
2. Marília Mendonça
1. Ana Castela

No mundo

5. Luísa Sonza
4. Marília Mendonça
3. Ana Castela
2. Ludmilla
1. Anitta

Sair da versão mobile