Notícias

Startup brasileira de ingressos, Ingresse expande negócios e chega à Europa

De Manaus para o mundo! A startup brasileira Ingresse está se lançando no mercado europeu com um primeiro evento em Madri.

ingresse

A Ingresse, maior plataforma de venda de ingressos da América Latina e líder em tecnologia no mercado de entretenimento, anunciou sua expansão internacional com a realização de seu primeiro evento na Europa em parceria com a JOMO Madrid.

O evento acontecerá no dia 16 de março na capital espanhola e marca o início da jornada da Ingresse em novos mercados. A empresa desponta na Europa levando na bagagem a sua atuação em um dos maiores mercados de shows do mundo: o brasileiro. Por aqui, esses eventos movimentam cerca de R$80 bilhões por ano. 

Expertise brasileira na gringa

Publicidade
Publicidade

O setor de shows e eventos premium do Brasil segue aquecido e a Ingresse se tornou uma das líderes do segmento. Aqui no país e também no exterior, as tiqueteiras – como passaram a ser chamadas as plataformas de venda de ingressos – estão sob escrutínio dos órgãos reguladores e do público. 

Em meio a esse cenário, o fato de que a Ingresse está crescendo no ramo tem chamado atenção até fora do país, com a empresa recebendo aportes milionários em rodadas de investimentos.

A estratégia se voltou, então, para adquirir concorrentes (como a PixelTicket, referência no Rock, e a Ingresso Certo), e melhorar a experiência do usuário, a famigerada UX. Faz sentido: o lucro de empresas do ramo vem das taxas aplicadas ao carrinho – e garantir que o comprador saia satisfeito e sem dor de cabeça é o objetivo final. 

É como diz Bruno Sapienza, Diretor de Receitas da Ingresse: 

Acreditamos que a tecnologia, a segurança, a experiência e a fluidez no processo de compra que oferecemos para produtores e usuários podem fazer diferença na dinâmica de eventos em outros países também.

Vamos pegar o primeiro avião com destino à… Espanha?

Mas por que começar a expansão internacional da startup de Manaus via Espanha? A escolha não foi por acaso. O país é reconhecido como o epicentro da música eletrônica na Europa, um dos principais nichos da Ingresse. Mas a ideia é ir além dos públicos que a empresa já atende, e daí vem a aposta num país versátil como o hispânico.

O mercado de shows na Espanha é um dos maiores da Europa, com um público de mais de 25 milhões de pessoas por ano e um faturamento de mais de 2 bilhões de euros. As principais cidades para shows são Madri, Barcelona, ​​Valência, Sevilha e Málaga. Os gêneros musicais mais populares são pop, rock, eletrônica e flamenco, mostrando este leque de possibilidades. 

Em 2019, foram realizados mais de 100.000 shows na Espanha. O mercado está em constante crescimento, impulsionado pelo aumento da população, do turismo e da renda per capita. Isso sem falar em eventos de grande porte se tornando cada vez mais corriqueiros – com o Primavera Sound, de Barcelona, despontando como o principal deles. 

Enquanto o setor de eventos ao vivo ainda sente os impactos da queda de receita e aumento de preços, o crescimento num cenário adverso deixa claro que continua existindo demanda – e muita – por música ao vivo. Ainda bem. 

Sair da versão mobile