Provavelmente todo fã de Rock conhece o hit “Smoke On the Water”, que o Deep Purple lançou no aclamado disco Machine Head. (1972).
Sem dúvidas, a canção eternizada pela banda britânica possui um dos riffs mais famosos da história do gênero e, quando é tocada, seja qual for a situação, faz todo mundo bater cabeça e empunhar sua air guitar para dedilhar os acordes.
No entanto, o que passa batido por muita gente é o solo excepcional feito por Ritchie Blackmore na mesma música. Apesar de ser ofuscado pelo riff, o trecho traz uma união perfeita de simplicidade, técnica e feeling, servindo como um verdadeiro guia de como fazer um solo.
Para quem nunca prestou atenção direito, agora é a hora: o TMDQA! encontrou uma gravação da guitarra isolada do solo de “Smoke On the Water” e o resultado incrível você confere ao final da matéria!
Ritchie Blackmore detonou Jimmy Page e Eric Clapton
Anteriormente, aliás, lembramos aqui quando Ritchie Blackmore deixou o Deep Purple em 1975, após ter lançado com o grupo nove discos sensacionais e se consolidado como um dos maiores guitarristas do planeta.
Na época, entretanto, ele não era tão fã de alguns de seus colegas da cena.
Naquele ano, pouco tempo antes de formar o Rainbow, ele foi capa da revista International Musician & Recording World e usou a oportunidade para dar sua opinião sobre bandas gigantes que estavam estouradas à época, como Led Zeppelin, The Who e Yes – e nem todas foram elogiosas.
LEIA TAMBÉM: Que aula: ouça guitarra isolada de Slash em “Welcome to the Jungle”, do Guns N’ Roses