Se o álbum de estreia do Led Zeppelin usou uma foto icônica do zepelim alemão Hindenburg explodindo em chamas em 1937, o design do segundo disco da banda também buscou inspirações nas fotografias da Primeira Guerra Mundial.
Led Zeppelin II foi lançado em 1969 e trouxe pedradas como “Ramble On”, “Heartbreaker”, “Whole Lotta Love” e “Moby Dick”.
A arte de capa é assinada pelo designer David Juniper, que foi colega do guitarrista Jimmy Page no Sutton Art College, em Londres.
Ele recorreu a uma imagem de 1917 do Arquivo Federal Alemão que mostra o lendário piloto Manfred von Richthofen, conhecido como Barão Vermelho, sentado na cabine de um caça ao lado de membros de seu esquadrão, a Jagdstaffel 11 Division.
Mas é claro que o artista trocou os rostos dos militares pelos de Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham, e ainda aproveitou para colocar outras personalidades na colagem como “easter-eggs”.
Personalidades na capa do álbum Led Zeppelin II
Em entrevista ao Hall da Fama de Capas de Discos em 2007, David Juniper explicou as técnicas usadas na capa do disco e revelou algumas celebridades que foram incluídas na montagem (via Loudersound):
As músicas do Led Zeppelin I tinham me impressionado demais, então eu fiz uma montagem em formato de encarte e levei para o produtor deles. A combinação de colagens fotográficas e ilustrações com aerógrafo eram uma novidade para mim, porque a técnica tradicional de aerógrafo era muito complicada, especialmente em comparação com os equivalentes digitais de hoje em dia.
Além dos quatro integrantes da banda, a arte mostra o Miles Davis… ou seria o Blind Willie Johnson? Também uma das musas de Andy Warhol, talvez Mary Woronov, e o astronauta Neil Armstrong.
Alguns estudiosos do Rock apontam que, na verdade, a mulher na foto seria a atriz Glynis Johns, e o astronauta seria o colega de Amstrong na missão Apollo, Frank Borman. Também aparecem na colagem os empresário da banda Peter Grant e Richard Cole.
Veja abaixo a imagem original do piloto alemão Manfred von Richthofen que inspirou a capa do segundo disco do Led Zeppelin, e na sequência ouça o clássico “Ramble On”.
LEIA TAMBÉM: Led Zeppelin: biografia inédita chega ao Brasil em breve com edição limitada incrível