Featured

As 20 melhores músicas do The Who segundo o vocalista Roger Daltrey

Confira quais são as melhores músicas da discografia do The Who de acordo com o vocalista e cofundador da banda, Roger Daltrey.

Roger Daltrey, do The Who
Foto: Wikimedia Commons

Os membros remanescentes do The Who podem até não ter certeza do futuro da banda, mas o lendário grupo de Roger Daltrey e Pete Townshend, sem dúvidas, já deixou muitas contribuições importantíssimas na história do Rock.

Ao longo das seis décadas de carreira, a banda britânica lançou uma série de faixas emblemáticas e, apesar de ser um grande desafio definir quais delas são as melhores músicas lançadas pelo grupo, Daltrey selecionou não apenas uma, mas 20 canções que ele considera as melhores da discografia do Who.

Em entrevista à revista Uncut (via Far Out) em 2002, uma das músicas indicadas pelo vocalista foi “Pinball Wizard”, lançada no disco de ópera rock Tommy em 1969 e considerada uma das faixas mais queridas da banda. Ao falar sobre a música, Daltrey exaltou o produtor do grupo, Kit Lambert:

A produção de Kit em ‘Pinball Wizard’ é absolutamente tremenda. Toda a montagem de sons que ele obteve ao emular a máquina de pinball é extraordinária. Não acho que ele tenha recebido reconhecimento suficiente por seu trabalho nisso. Não necessariamente o som que ele conseguiu – porque na maior parte do tempo fazendo ‘Tommy’ estávamos fora da caixinha, Deus sabe o que estávamos fazendo – mas os arranjos reais e as ideias, as harmonias e as estruturas.

Outro destaque para Roger foi a música “I Can’t Explain”, lançada no aclamado disco My Generation. Para o cantor, a faixa conseguia expressar o verdadeiro espírito Rock and Roll:

Bem, é aquela coisa – ‘I got a feeling inside, I can’t explain’ (‘Tenho um sentimento dentro de mim, não consigo explicar’) – é Rock and Roll. Quanto mais tentamos explicar, mais rastejamos e desaparecemos! Fiquei muito orgulhoso desse disco. Éramos nós, sabe – era uma música original de Pete, e capturou aquela energia e aquela testosterona que tínhamos naquela época. E ainda faz isso.

Vocalista do The Who exalta clássicos da banda

Sem medo de exaltar os clássicos da discografia e sem necessidade de fugir do óbvio, Daltrey também não poderia deixar de fora a faixa-título “My Generation”. Sobre a canção responsável por popularizar o som da banda britânica, o vocalista explicou:

Estou gaguejando [nela]. Eu controlo isso muito melhor agora, mas não naquela época. Quando estávamos no estúdio fazendo ‘My Generation’, Kit Lambert veio até mim e disse, ‘GAGUEJE!’ Eu disse, ‘O quê?’. Ele disse: ‘Gagueje as palavras – faz parecer que você está chapado’. E eu disse: ‘Ah… como se eu estivesse!’. E foi assim que aconteceu. Sempre esteve lá, sempre foi sugerido com o ‘ff-fade’, mas o resto foi improvisado. Mas… é um álbum incrível, realmente é.

No entanto, a lista de Roger Daltrey também incluiu faixas não muito conhecidas do grande público, como o single de 1966 “Happy Jack”. Ao mencionar a canção, o vocalista relembrou da brilhante bateria gravada pelo saudoso Keith Moon:

Ouça Moon naquela faixa – naquela época ele era tão distinto. Desde a primeira noite que ele tocou conosco… Colocamos Keith, um garoto que não conhecíamos da plateia, na bateria, e foi como se a porra de um motor a jato estivesse ligando. Eu fiquei tipo, ‘Que porra é essa?!’ Foi uma química tão instantânea. Realmente, não poderíamos ter outro baterista. Ele foi incrível.

A seleção do cantor, que você pode conferir na íntegra logo abaixo, também contou com outros clássicos como “Who Are You”, “Substitute” e “Won’t Get Fooled Again”, e outras faixas menos conhecidas, incluindo “Squeeze Box”, “Dogs” e “Let’s See Again”. Faltou alguma?

As melhores músicas do The Who segundo Roger Daltrey

“I Can’t Explain”

“Anyway, Anyhow, Anywhere”

“Pinball Wizard”

“The Seeker”

“My Generation”

“Substitute”

“I’m A Boy”

“Happy Jack”

“Pictures of Lily”

“I Can See For Miles”

“Dogs”

“Magic Bus”

“Won’t Get Fooled Again”

“Let’s See Action”

“Join Together”

“Relay”

“5:15”

“Squeeze Box”

“Who Are You”

“You Better, You Bet”