No último domingo (7), o apresentador Luciano Huck falou no Domingão sobre a doação de orgãos e, usando Faustão como exemplo, destacou que a conscientização das pessoas é muito importante para estimular a doação.
Em seu discurso, Luciano reforçou que é doador de orgãos e indicou que casos como o de Fausto Silva têm chamado atenção para a importância da causa e aumentado o número de doações em todo o Brasil. Ele, em seu programa, também alertou que muitas famílias ainda não autorizam a doação de orgãos (via Estrelando):
Eu já declarei algumas vezes na televisão que sou doador de órgãos, acho isso muito
importante. E, muito em função do transplante do Fausto, meu amado amigo, o ano de 2023 teve mais de 1.900 doadores que possibilitaram 4.300 transplantes. 16% a mais que no ano anterior. O que mais assusta é que cerca de 43% das famílias brasileiras ainda se recusam [a autorizar a doação de órgãos]. Isso não faz o menor sentido. A pessoa amada não está mais ali, mas pode fazer bem para outras que estão precisando. Não tem porque não fazer.
Que mais e mais pessoas voltem seus olhos para a questão, né?
Faustão se recupera de um transplante renal
Cerca de seis meses depois de ter feito um transplante de coração, o apresentador de 73 anos foi submetido a um transplante de rim, devido a uma doença renal crônica.
A operação foi realizada em Fevereiro no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e, desde então, Fausto vem se recuperando da delicada cirurgia.
Hoje, 5 de abril, completam 47 dias da internação para o implante renal do meu marido Fausto Silva. Nesse período, muitas coisas aconteceram e ele tem lutado bravamente para se manter bem, com energia e disposição para colaborar com sua recuperação. Há três semanas, tivemos a notícia que seu corpo não estava aceitando o novo órgão. Então, um tratamento mais potente foi iniciado e há dois dias tivemos a feliz resposta que aguardávamos: a rejeição foi vencida. A partir de agora, nossa expectativa é que o tempo traga o reequilíbrio necessário para que todo o organismo volte a funcionar em harmonia. Não foram tempos fáceis. Mais uma vez, aceitamos as provações que a vida nos dá como aprendizados que servem para fortalecer ainda mais a fé, a união familiar e a gratidão aqueles que no momento mais difícil, tem a generosidade de dizer SIM e permitir que outras pessoas permaneçam vivas por mais tempo através da doação de órgãos. A luta ainda não acabou, mas já é possível visualizar a linha de chegada dessa maratona. Obrigada por tantas mensagens de carinho e incentivo. Obrigada aos médicos, aos enfermeiros, a toda equipe envolvida e todas as famílias doadoras. Obrigada, Deus.
A gente segue na torcida pela total recuperação de Faustão!
LEIA TAMBÉM: “Eternamente grato”: emocionado, Faustão grava vídeo para família de doador de coração – veja