Sheeka da Silva: americana que ganhou nome inspirado em filme brasileiro viraliza no país

Jornalista americana chamada Sheeka viraliza nas redes sociais ao revelar que seu nome foi inspirado no filme brasileiro Xica da Silva. Saiba mais!

"Sheeka da Silva": jornalista americana recebe nome em homenagem a Xica da Silva
Reprodução/Twitter | Reprodução/YouTube

Uma revelação recente feita por uma jornalista norte-americana chamada Sheeka mostrou como alguns acontecimentos da história do Brasil conseguem ter um alcance impressionante.

A mulher, natural de Atlanta, viralizou nas redes sociais nesta semana depois de compartilhar em seu TikTok que seu nome foi uma homenagem a Xica da Silva, famosa personagem de Zezé Motta no filme de mesmo nome dirigido por Cacá Diégues lançado em 1976. No começo de seu vídeo, ela explica:

No início dos anos 80, quando meus pais estavam esperando eu nascer, eles viram um filme brasileiro chamado ‘Xica da Silva’. Eles amaram esse nome, ‘Xica’, então eles decidiram me chamar assim.

A jornalista apontou que seus pais escreveram “de forma fonética”, imaginando que os americanos iriam conseguir pronunciá-lo corretamente, mas isso acabou não acontecendo.

Curiosa com a origem do seu nome, Sheeka relatou que encontrou o filme no YouTube, o qual ela descreveu como “interessante”, mas afirmou que continuou querendo mais informações sobre o cenário do Brasil na época e sobre os movimentos do povo negro e feminista.

Jornalista americana tem nome em homenagem a Chica da Silva

Em seu TikTok, Sheeka conta que descobriu eventualmente que a personagem principal que deu nome ao filme, Chica da Silva, “era uma mulher de verdade que viveu na cidade de Diamantina, no Brasil, nos anos 1700” e, para saber mais sobre sua história, decidiu visitar a cidade mineira.

Francisca da Silva de Oliveira, mais conhecida como Chica da Silva, foi uma escrava que, um ano após ser comprada pelo contratador dos diamantes João Fernandes de Oliveira, foi liberta por ele e juntos tiveram uma relação de mais de quinze anos, que gerou 13 filhos. Eles moravam no Arraial do Tijuco, região posteriormente conhecida como Diamantina, que pertence ao município do Serro, Minas Gerais.

Em um novo vídeo, Sheeka compartilhou com os internautas sua visita ao museu de Chica da Silva e se mostrou emocionada ao conhecer mais detalhes sobre a mulher que inspirou seu nome:

Não estou exagerando quando digo que sonhei com esse momento por anos.

Provando ainda mais o intercâmbio de referências entre os países, Sheeka, que estava acompanhada por seu filho, contou que foi guiada no museu de Chica por um rapaz chamado John Lennon, que ganhou este nome por conta da admiração da mãe pelos Beatles. É muita coincidência!

Confira abaixo os dois vídeos de Sheeka contando a história do seu nome e mostrando sua visita pelo museu de Chica da Silva.

@sheekajs

It took a 10 hour flight + 4.5 hour drive to get to this colonial mountain town. Somewhere i think Chica is smiling down on me. #chicadasilva #xicadasilva #diamantina #brazil #visitbrasil

♬ Garden – marble

@sheekajs

Replying to @Sheeka this visit inspired me to keep growing my garden full of edible and medicinal plants. #chicadasilva #xicadasilva #brazil #diamantina

♬ Calm LoFi song(882353) – S_R