Notícias

Dinho Ouro Preto revela como Renato Russo foi o grande responsável pelo Rock de Brasília

Gigante reconhece gigante! Em entrevista ao TMDQA!, Dinho Ouro Preto lembrou época em que Renato Russo apresentou Rock internacional para ele.

Dinho Ouro Preto explica por que Renato Russo foi o responsável trazer Rock mundial para Brasília
Imagens: Divulgação

Só quem viveu sabe, Renato Russo!

Numa época não tão distante, quem quisesse saber o tipo de música que estava rolando nos Estados Unidos ou na Europa precisava viajar para lá, ou pelo menos dar um jeito de conseguir exemplares das revistas locais.

Mesmo com essas dificuldades de uma era sem streaming ou internet, foi naquele Brasil dos anos 1980 que nasceu uma das principais cenas que o Rock nacional já teve – a Turma da Colina.

Foi ali, numa área ligada à Universidade de Brasília, que surgiram bandas como Capital Inicial, Plebe Rude e Legião Urbana. E foi justamente o líder dessa última, Renato Russo, o responsável por abrir os ouvidos de vários desses músicos.

Dinho Ouro Preto relembra Renato Russo

Em entrevista exclusiva ao TMDQA!, Dinho Ouro Preto, frontman do Capital, lembrou a sua amizade com o saudoso vocalista da Legião, que faleceu em 1996.

Segundo Dinho, o trabalho de Renato Russo como professor de inglês na adolescência acabou favorecendo também o seu lado musical e de seus colegas, já que a escola em que ele trabalhava tinha as valiosas revistas musicais gringas:

As pessoas mais jovens no Brasil têm dificuldade de entender exatamente qual era a situação do Rock por aqui há 40 e poucos anos. Havia um vácuo muito grande, até das cenas locais. As diferentes cenas brasileiras tinham muito pouco diálogo entre si – a gente não sabia da cena paulista, da cena gaúcha, carioca, mineira… a gente não sabia de nada. E shows gringos, então, eram raríssimos.

Há 43, 44 anos, quando eu conheço o Aborto Elétrico, conheço a turma da Colina, o método que a gente tinha era o jornal – a NME e o Melody Maker, que chegavam na Cultura Inglesa, onde o Renato [Russo] trabalhava, dava aula de inglês. E quando alguém ia pra fora a gente pedia para que essa pessoa comprasse os discos; quando ele voltava, fazia fitas cassettes para todo mundo e distribuía. Eu nunca tive um disco dos [Sex] Pistols ou do Clash. Os primeiros discos do Cure, essas coisas, eu tinhas as cassettes que alguém passava pra mim.

Dinho Ouro Preto disse ainda que Os Paralamas do Sucesso também apresentaram para ele bandas como Led Zeppelin, Deep Purple e Jimi Hendrix, que serviram como “transição” das influências de sua mãe, que incluíam nomes como Bob Dylan e David Bowie. Que demais!

Capital Inicial estará em festival em Brasília

O Rock de Brasília será celebrado neste dia 20 de abril em um festival especialíssimo chamado Música Urbana: 64 Anos de Brasília, que contará com Dinho Ouro Preto e o Capital Inicial.

O evento na Arena BRB Nilson Nelson ainda terá Plebe Rude, Zélia Duncan, Scalene e Marcelo Bonfá, da Legião. Ainda há ingressos à venda neste link!

LEIA TAMBÉM: Discurso antigo de Renato Russo sobre extremismos assusta pela semelhança com Brasil de 2024