Impressionante: violinista toca "Eruption" em homenagem a Eddie Van Halen após anos de ensaio

A violinista Nina DiGregorio impressionou muitos com sua versão para a peça instrumental "Eruption", escrita por Eddie Van Halen, que nos deixou em 2020.

Nina DiGregorio faz cover de Van Halen no violino
Crédito: reprodução

A musicista erudita Nina DiGregorio surpreendeu muita gente ao publicar em seu canal no YouTube nesta quarta-feira (17) uma cover da peça instrumental “Eruption”, escrita pelo saudoso Eddie Van Halen, em um violino de 7 cordas.

Como você pode ver no vídeo ao final da matéria, Nina executa as notas da composição com extrema competência e impressiona a quem assiste ao registro. Ao compartilhar sua versão, ela escreveu um longo texto na legenda e, em determinado trecho, afirmou (via Loudersound):

Lutei e lutei contra as limitações do instrumento. Tive alguns dias de treino muito difíceis, mas a melhor motivação para mim é ‘isso não pode ser feito’. Foi necessária uma combinação de técnicas recém-aprendidas para a mão esquerda e direita, tocadas com precisão, praticadas lentamente para maior clareza, para sempre produzir o som certo.

Os espaços que você precisa atingir, rapidamente, em um violino com trastes são muito menores que em uma guitarra. Eu ajustei a cadeia de efeitos e a técnica até a última hora do último dia de fazer isso. Um dia, perto do final, eu estava praticando no estúdio e Brody [marido de DiGregorio] estava tomando banho. Quando ele saiu, ele me disse que achava que eu estava tocando a gravação do Van Halen. Esse foi o dia em que eu descobri. Eu sabia que não tinha trabalhado tanto desde meu recital de violino clássico. Meus dedos [ficaram] em pedaços, eles sangraram, eles formaram bolhas.

Publicidade
Publicidade

Quanta dedicação! Confira o resultado impressionante ao final da matéria.

Nina DiGregorio faz homenagem a Eddie Van Halen

Em outra parte de seu depoimento, DiGregorio, que já tocou com nomes como Deep Purple, Cheap Trick, Shakira, Michael Bublé, Peter Cetera e Stevie Wonder, elogiou a carreira de Eddie, que faleceu em 2020:

Eddie Van Halen estava em um lugar único. Seu som, técnica, ritmo e musicalidade mudaram o jogo para todos os guitarristas (e essa violinista) que vieram depois. Sou uma intérprete muito melhor, uma violinista muito melhor, com uma gama muito maior de habilidades, graças aos meses (ou anos) que dediquei a dissecar seu estilo e reservei um tempo para fazer isso em um violino o mais próximo possível de como ele fazia (tão facilmente) em uma guitarra. Obrigado, EVH, por tornar tantos de nós músicos melhores.

Faz muita falta, né?

LEIA TAMBÉM: Van Halen em alta definição: assista a show histórico da banda na íntegra pelo YouTube

Sair da versão mobile