50 anos depois, Redbone viraliza no TikTok com "Come and Get Your Love", hit que celebra força dos artistas nativo-americanos

O hit “Come and Get Your Love”, da Redbone, é icônico até hoje, tendo chegado ao Top 5 da Billboard em abril de 1974 e viralizado no TikTok recentemente.

Redbone
Crédito: Divulgação

A questão indígena não é exclusiva do Brasil.

Em todo o mundo, os povos originários passaram por genocídios, marginalização e apagamento das suas culturas e legado. Nos EUA, esse tema é também delicado – mas lá, assim como no Brasil, os povos vêm tomando as rédeas da narrativa de suas histórias. E um dos maiores marcos desse renascimento acaba de completar 50 anos: a música “Come and Get Your Love”, da banda Redbone.

Hoje, é possível encontrar artistas nativo-americanos ganhando destaque nas artes e entretenimento, mais do que nunca. Seja em séries, como em Reservation Dogs (Star+), no cinema, como é o caso de Assassinos da Lua das Flores (AppleTV+), e na música – de artistas folk a drag queens, incluindo grandes nomes brasileiros que te apresentamos por aqui.

Mas muito desse movimento começou há 50 anos. 

Redbone: a vanguarda musical dos povos indígenas americanos

Cinco décadas atrás, em um período turbulento onde as notícias eram dominadas pelo impeachment do presidente Richard Nixon, uma música reverberava nos rádios das picapes e caminhões pelas estradas americanas.

“Come and Get Your Love”, interpretada pela banda Redbone, despontou como um dos maiores sucessos da época, alcançando o Top 5 da Billboard.

A sonoridade casava com a psicodelia daquele 1974 – porém, com um tempero único. Bastava olhar para os músicos para entender: eles se apresentavam, por onde fossem, com trajes típicos de diversas etnias nativo-americanas. Eles vinham de origens Yaqui, Chayenne e também povos mexicanos, formando um panorama único que destoava dos grupos totalmente brancos e negros que dominavam a música pop na época.

Os irmãos Pat e Lolly Vegas, visionários por trás do grupo, fundaram a Redbone como uma celebração de suas raízes culturais nativas e mexicanas-americanas. Lançada em 1973 no álbum Wovoka (o quinto da banda), “Come and Get Your Love” rapidamente se tornou um hino cultural, transcendendo fronteiras e influenciando gerações futuras de artistas.

O sucesso estrondoso da música não apenas catapultou a Redbone para a vanguarda da indústria musical, mas também abriu portas para uma nova geração de talentos nativo-americanos com sua mistura única de rock, soul e elementos indígenas.

Continua após o vídeo

Não foi fácil!

A história de ascensão meteórica de Redbone foi mais complexa do que parece. Antes de se renderem à melodia irresistível de “Come and Get Your Love”, as redes de TV e rádio da época resistiram à banda. 

Isso porque, antes de cantar sobre paz e amor, os músicos traziam as bandeiras das lutas de seus povos – literalmente. A canção “We Were All Wounded at Wounded Knee”, por exemplo, cita nominalmente a cidade na Dakota do Sul onde, em 1890, cerca de 300 membros do povo Lakota foram massacrados por tropas americanas. 

Em 1973, centenas de ativistas pelos direitos nativos ocuparam Wounded Knee em um movimento que inspirou essa canção. Mesmo sem citar cenas gráficas, redes americanas, como a CBS, acharam a música muito explícita. 

A faixa, ainda assim, foi um sucesso na Europa. Um professor da Universidade de Idaho, Jan Johnson, chamou o caso de uma oportunidade perdida para dialogar sobre o assunto e citou uma “amnésia histórica” sobre acontecimentos que deixam aqueles no poder desconfortáveis.

Parece familiar? 

Continua após o vídeo

O legado de “Come and Get Your Love”

Ao longo dos anos, “Come and Get Your Love” foi além das paradas musicais, tornando-se um símbolo duradouro da influência da Redbone na cultura popular. De aparições em filmes e programas de TV a colaborações com artistas renomados, a música continua a fazer sentido com uma mensagem de amor, inclusão e respeito mútuo.

Não à toa, tanto tempo depois, o hit voltou a se popularizar como trilha sonora de diversas trends no TikTok. Basta acessar a página da música na plataforma para ver que já são mais de 1,2 milhão de vídeos, número que nem chega a contar aqueles que não utilizam o recurso de música oficialmente – a quantidade, portanto, deve ser várias vezes esta.

Ao refletir sobre o impacto de “Come and Get Your Love” após 50 anos, Pat Vegas, o último membro original sobrevivente de Redbone, destacou em entrevista à NPR a mensagem atemporal de amor e união que a música transmite.

Para ele, “Come and Get Your Love” é mais do que uma simples canção – é um lembrete poderoso de que a identidade e a origem são menos importantes do que aquilo que acreditamos e sentimos.