Em entrevista recente para a revista Guitar Player, Kim Thayil, guitarrista principal do Soundgarden, admitiu que a parte de guitarra que Chris Cornell criou para ele em “Black Hole Sun” foi, na verdade, gravada pelo saudoso vocalista e guitarrista da banda.
Citando o segundo disco do grupo, Louder Than Love, lançado em 1989, Thayil confessou (via MetalSucks):
Adoro tocar arpejos quando você tem delay ou chorus, talvez algum sustain ou distorção. Nós dobrávamos tudo com as cordas agudas de um violão de 12 cordas. O produtor Terry Date nos apresentou isso em ‘Louder Than Love’. Mas os arpejos de ‘Black Hole Sun’ eram estilisticamente incomuns para mim. Ele [Cornell] começou a gravá-lo e eu saí para o saguão e tomei um chá. Depois de 20 minutos, voltei e olhei para Chris. Ele balançou a cabeça e disse: ‘Vamos tentar de novo’. No final, era menos provável que ele surtasse do que eu. Ele fez isso por mim e eu pensei, ‘Ufa! A próxima parte eu toco.’
Sendo assim, embora Thayil execute a música ao vivo com total competência, a versão original da guitarra em “Black Hole Sun” gravada para o álbum Superunknown (1994) foi tocada por Cornell.
Ele tinha um talento inestimável, né? Relembre o hit ao final da matéria!
“Black Hole Sun” voltou às paradas após eclipse solar
Em tempo, o eclipse solar no dia 8 de Abril de 2024 pôde ser observado em toda América do Norte e a movimentação dos cidadãos dos Estados Unidos em torno do evento astronômico fez com que justamente o clássico do Soundgarden ressurgisse nas paradas.
Mais uma vez, “Black Hole Sun” conseguiu colocar a banda no topo da Hot Hard Rock Songs, da Billboard, revisitando o sucesso do single à época de seu lançamento, como te contamos aqui.
LEIA TAMBÉM: Guitarra usada em todos os discos do Alice in Chains é roubada e banda pede ajuda dos fãs