Nos anos 1990, época em que as lojas de discos eram um ótimo negócio para se investir em qualquer lugar do mundo, a música reverberava os mais diferentes estilos, desde o Hard Rock que estourou na década anterior, passando pelo Grunge, que chegava com força total, até o Pop de estrelas mais que consagradas como Madonna e o saudoso Michael Jackson.
Naquele momento, outros ritmos como o Reggae, Country, Rap, Blues, Jazz e eletrônico também conquistavam milhares e milhares de fãs, formando um grande caldeirão cultural que foi ganhando exposição junto com a ascensão da MTV, maior canal de televisão especializado em música que já existiu.
Hoje em dia, a emissora não carrega mais a missão de disseminar novos artistas e gêneros por aí, mas as plataformas de streaming assumiram a tarefa de absorver todo esse acervo e legado.
Em homenagem aos saudosos anos 1990, que, provavelmente, apresentaram bastantes novidades boas aos ouvidos de muitos de nós lá atrás, a revista Uncut decidiu reunir os 500 melhores discos daquele tempo, e a lista tem boas surpresas!
Radiohead figurou duas vezes no Top 10
No ranking, o Radiohead aparece duas vezes no Top 10: primeiro com The Bends (1995), abrindo a reta final dos melhores álbuns, e depois com OK Computer (1997), no 2º lugar.
O cultuado Nevermind (1991), do Nirvana, ficou na 9ª posição, e o duo escocês Primal Scream surgiu logo atrás (8º) com Screamadelica (1991).
A seleção da Uncut seguiu com nomes como Suede, Pulp, Portishead, R.E.M., Massive Attack e, talvez para a surpresa de muitos, Loveless, do My Bloody Valentine, foi quem levou o primeiro lugar!
Justo? Relembre todos estes álbuns logo abaixo ou confira a lista na íntegra com 500 discos aqui!
LEIA TAMBÉM: Pearl Jam: um ranking do pior ao melhor disco