Céline Dion vem vivendo com a Síndrome da Pessoa Rígida (SPR), com raras aparições em público. Agora, será possível acompanhar de perto a luta privada da superestrela canadense em um documentário a ser lançado em breve no Prime Video.
I Am: Céline Dion teve sua data de lançamento anunciada pela Amazon e MGM Studios. O filme, que explora a lendária carreira de Dion e seu recente diagnóstico com a rara síndrome neurológica autoimune, estreará globalmente na plataforma de streaming no dia 25 de junho.
Novos detalhes sobre o documentário de Céline Dion
Além de revelar a data de lançamento do documentário dirigido por Irene Taylor, uma imagem exclusiva de I Am: Céline Dion também foi divulgada. A foto recente (veja acima) mostra a cantora de “My Heart Will Go On” de lado, com os cabelos presos. Dion aparenta estar de alto astral na imagem, segurando um punho empoderado.
O documentário é descrito como “uma carta de amor aos fãs” e “um olhar íntimo e honesto sobre a luta da superestrela com uma doença que alterou sua vida”. Além disso, o filme “destaca a música que guiou sua vida, enquanto também mostra a resiliência do espírito humano”, conforme a sinopse oficial.
Céline Dion se pronuncia sobre doença rara e filme
Quando o documentário foi anunciado, em janeiro de 2024, Dion compartilhou uma declaração em um comunicado à imprensa. Ela afirmou:
Estes últimos anos têm sido um grande desafio para mim, desde a descoberta da minha condição até aprender a conviver com ela e gerenciá-la, mas sem deixar que ela me defina. À medida que o caminho para retomar minha carreira e performances continua, percebo o quanto tenho sentido falta disso, de poder ver meus fãs. Durante esta ausência, decidi documentar esta parte da minha vida, tentando aumentar a conscientização sobre essa condição pouco conhecida, para ajudar outros que compartilham este diagnóstico.
I Am: Céline Dion está pronto para estrear quase dois anos e meio depois de Dion ter compartilhado publicamente, no final de 2022, que foi diagnosticada com SPR. Desde então, a cantora cancelou seus compromissos de turnê para se concentrar em sua saúde.
Nos últimos meses, Céline tem feito algumas aparições públicas, incluindo jogos de hóquei da NHL e o Grammy de 2024 em fevereiro, onde surpreendeu a plateia ao apresentar o prêmio de álbum do ano (relembre ao final da matéria). Ao que tudo indica, a cantora vem progredindo em seu tratamento.
Sobre a Síndrome da Pessoa Rígida
A SPR é uma doença neurológica rara que causa rigidez muscular progressiva, especialmente nas costas, pescoço e membros. Os músculos do tronco e do abdômen gradualmente ficam mais rígidos e aumentam, enquanto os músculos dos braços e das pernas são afetados em menor grau.
A SPR também é caracterizada por espasmos involuntários muito dolorosos, que o paciente não consegue controlar. A rigidez pode variar em intensidade ao longo do tempo e os espasmos podem ser exacerbados por estímulos externos, como ruídos súbitos ou toques inesperados.
Claramente trata-se de uma condição que torna um grande desafio um possível retorno aos palcos para a cantora. O filme quer mostrar, no entanto, que ela ainda não desistiu de progredir. Força, Céline!