Gaby Amarantos, Joelma e mais respondem desabafo de Fafá de Belém sobre Rock in Rio

Fafá de Belém foi ao Instagram nesta terça (30) para lembrar que o Rock in Rio deixou artistas do Norte fora do "Dia Brasil" e recebeu apoio de colegas.

Gaby Amarantos libera remix de "Xirley" com participações de Johnny Hooker e Majur
Crédito: Rodolfo Magalhães

Embora a vice-presidente executiva do Rock in Rio, Roberta Medina, tenha apresentado uma série de medidas e iniciativas voltadas para a Amazônia em coletiva de imprensa feita nesta segunda-feira (29) na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o festival sofreu críticas por não ter incluído artistas da região Norte do país no chamado Dia Brasil.

A programação do evento dedicada totalmente à música brasileira acontecerá em 21 de Setembro e o grande momento do evento realizado ontem foi a apresentação no palco de cantores e cantoras de diferentes partes do Brasil, reunidos ali sob curadoria do vice-presidente artístico do Rock in Rio, Zé Ricardo.

Porém, o anúncio vem incomodando muitos artistas que vieram do Norte do país e também escrevem a história da música nacional ao longo das décadas. Um deles é Fafá de Belém, que publicou um desabafo no Instagram nesta terça-feira (30) para lembrar da importância do Norte no cenário cultural e cobrar respeito pelos artistas de lá, como te contamos nesta matéria.

Fala de Fafá de Belém ganha apoio de Joelma e mais

A publicação da cantora nascida em Belém do Pará, como seu nome sugere, vem repercutindo tanto na mídia quanto na própria classe artística e ganhou o apoio de ninguém menos que Joelma, conterrânea de Fafá e citada por ela na postagem.

A ex-integrante da Banda Calypso respondeu nos comentários em tom de resistência:

Não vão nos apagar. O norte também faz parte da cultura Brasileira! 😪

A alagoana Manu Bahtidão foi outra artista que se manifestou no post:

É sempre essa vergonha, mas não vamos parar, nós somos mais fortes! Mas que é inaceitável, isso é sim!

Também paraense, Valéria Paiva ressaltou que o Norte destaca bastante gente nas artes:

Será medo do nosso talento??? Porque é notório que o nortista sempre se destaca em tudo. Lamentável que ainda exista o preconceito velado.

Já no X/Twitter, em publicação separada (veja abaixo), Gaby Amarantos questionou:

Querem ouvir nossa música mas não querem nos levar para cantá-la?

Como Zé Ricardo reforçou na coletiva, o Dia Brasil ainda não está fechado e novos nomes podem ser adicionados ao line-up. Será que vem aí? Por enquanto, você confere logo abaixo o desabafo completo de Fafá e também a escalação já revelada do dia 21 de Setembro.

LEIA TAMBÉM: Em 2011, Eloy Casagrande – novo baterista do Slipknot – era vaiado por milhares de metaleiros no Rock in Rio

ATUALIZAÇÃO: Após as críticas da artista, a organização do Rock In Rio enviou uma nota ao TMDQA!. Leia a seguir:

“O line-up do dia 21 de setembro, como anunciado durante coletiva de imprensa na tarde de ontem (29), apesar de divulgado ainda está em construção e em formação. Artistas de outras regiões do país, entre elas a Norte, estão em negociação com a organização, que como reforçou trará novidades e surpresas até o dia da apresentação. O Dia Brasil propõe um grande movimento social, de união e respeito de todos, com engajamento e direitos da música “Deixa o Coração Falar” revertidos para duas causas sociais e em parceria com o Ação da Cidadania e a Gerando Facões. O formato único dos shows deste dia, que envolve diversas colaborações inéditas entre os artistas, traz com ele desafios artísticos e logísticos significativos. Importante destacar que o Rock in Rio olha para a diversidade como um todo no line up de todos os palcos e um exemplo disso foi o Show Para Pop, já realizado no Palco Susnet, capitaneado por Fafá de Belém com grandes nomes do Pará, e que se tornou um dos shows mais emblemáticos da história deste palco”.