Taylor Swift alcança marca histórica de Jay-Z nas paradas com novo disco

Taylor Swift empata com Jay-Z como artista com mais discos solo em primeiro lugar nas paradas após o lançamento de “Tortured Poets Department”. Saiba mais.

Taylor Swift no Rio de Janeiro
Crédito: Diego Castanho exclusivamente para o TMDQA!

A cada lançamento, Taylor Swift alcança novos feitos em sua carreira que potencializam seu posto de fenômeno da indústria musical. Agora, ela igualou um recorde fantástico de outra grande lenda da música: Jay-Z.

Com seu novo disco duplo The Tortured Poets Department, lançado em 19 de abril, a cantora americana estreou em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard 200, marcando TTPD como o 14º álbum de Swift a alcançar o topo das paradas (via Vulture).

Publicidade
Publicidade

A conquista resultou em um empate com o rapper e agora os músicos dividem o posto de artistas com mais álbuns solo número 1 na prestigiada parada de música. Jay-Z conquistou seu 14º disco no topo com o álbum 4:44, lançado em 2017.

Com o feito, Taylor e Jay-Z só ficam atrás dos lendários Beatles no ranking geral (incluindo bandas e artistas solo), já que o quarteto continua no topo das paradas com 19 discos que alcançaram o primeiro lugar.

Taylor Swift bate recorde com The Tortured Poets Department

The Tortured Poets Department se tornou o disco mais vendido de 2024, seguido pelo elogiado Cowboy Carter de Beyoncé.

O álbum teve o equivalente a 2,61 milhões de álbuns vendidos, incluindo quase 2 milhões de vendas no formato tradicional, além da maior semana para o vinil em 2024, com 859 mil unidades comercializadas no formato. No streaming, as 31 faixas do disco foram reproduzidas cerca de 891,34 milhões de vezes até o momento.

Celebrando a repercussão do seu décimo primeiro álbum de estúdio, Taylor compartilhou em suas redes sociais algumas fotos dos bastidores da gravação do álbum e declarou:

Minha mente explodiu. Estou completamente chocada com o amor que vocês demonstraram por este álbum. 2,6 milhões, ISSO É SÉRIO?? Obrigada por ouvir, reproduzir e receber ‘Tortured Poets’ em suas vidas. Me sentindo muito amada.

O novo disco duplo de Taylor Swift foi escrito e produzido em parceria com Jack Antonoff e Aaron Dessner e apresenta participações especiais de Post Malone e Florence + The Machine.

LEIA TAMBÉM: Taylor Swift, a cultura das resenhas e os desafios de criticar grandes ícones do Pop

Sair da versão mobile