O Roxette, um dos maiores fenômenos do Pop mundial entre o final dos anos 80 e a década de 90, anunciou nesta semana seu retorno aos palcos.
A volta da influente banda sueca acontece após o grupo ter encerrado suas atividades devido ao falecimento da lendária vocalista Marie Fredriksson, que nos deixou em 2019, aos 61 anos, após ter enfrentado um câncer no cérebro.
Os últimos shows do grupo que contaram com Marie e o vocalista e guitarrista Per Gessle foram realizados em 2016, como parte da turnê de comemoração dos 30 anos de carreira da banda.
Roxette anuncia retorno com nova vocalista
Após a partida da vocalista original do Roxette, Per deu continuidade aos seus trabalhos solo e, em 2022, montou um grupo chamado PG Roxette, com participação das cantoras Helena Josefsson e Dea Norberg.
Porém, para a surpresa dos fãs do grupo, o perfil oficial do Instagram do Roxette anunciou para 2025 o retorno da banda sob o nome original e confirmou a entrada de uma nova integrante.
A sueca Lena Philipsson, que foi participante do Eurovision em 2004, irá assumir os vocais nesta nova fase da banda veterana. Já Clarence Öfwerman, produtor e tecladista do duo no passado, e Jonas Isacsson, guitarrista, irão retomar seus postos.
O grupo ainda será formado por Christoffer Lundquist (baixo), Magnus Börjeson (baixo), Magnus “Norpan” Eriksson (bateria) e também Dea Norberg (vocais de apoio). Todos os músicos chegaram a trabalhar com Gessle ou no próprio Roxette anteriormente.
Sobre a entrada de Lena, Per destaca em um comunicado o papel fundamental de Marie no grupo e revela que o foco do retorno da banda estará no repertório (via Igor Miranda):
Essa volta é sobre minhas músicas do Roxette, essa grande quantidade de músicas e letras que venho compondo há mais de três décadas. Não estou começando uma nova dupla. Marie sempre será insubstituível. No entanto, tenho muita sorte de ter encontrado uma voz incrível e uma intérprete brilhante em Lena Philipsson.
Eu co-compus o primeiro grande sucesso de Lena em 1986 [‘Kärleken är evig’] e ela é uma das estrelas mais brilhantes da Suécia. Estou extremamente orgulhoso de que ela queira se juntar a mim em minha jornada para manter vivo o legado do Roxette.
Novos shows do Roxette
Junto com o anúncio do retorno da banda, os músicos revelaram uma agenda de shows que serão realizados no início de 2025. O primeiro deles, sob o título “Roxette In Concert”, está marcado para acontecer no dia 25 de fevereiro de 2025, na Cidade do Cabo, na África do Sul, enquanto o segundo está marcado para Pretória, no mesmo país.
Os locais podem ter sido escolhidos como uma forma de relembrar os últimos shows do Roxette, que foram realizados há alguns anos nos mesmos lugares. Em seguida a banda segue para a Austrália, onde tem uma série de compromissos marcados em março.
Segundo uma publicação do fã-clube Roxette Blog, Per Gessle disse ao programa Efter Fem que as primeiras datas dos shows anunciados vão funcionar como “testes” e, caso o resultado seja positivo, eles devem adicionar novas datas ao longo do ano.
A seguir você pode conferir a música “Sällskapssjuk”, lançada por Per em parceria com Lena e que estará no próximo disco do artista. Veja também o anúncio dos shows que marcam o retorno do Roxette!