Notícias

Fundador do Rock in Rio faz declaração curiosa sobre reação de fãs de Rock ao Sertanejo no line-up do festival

Roberto Medina, fundador do Rock in Rio, comenta reação curiosa dos fãs de Rock e Metal após anúncio da estreia de artistas de Sertanejo no festival.

Roberto Medina fala sobre reação de fãs de Rock e Metal a sertanejo no Rock in Rio
Rodolfo Magalhães/Divulgação/Sony

O Rock in Rio surpreendeu a todos ao anunciar há algumas semanas diversos nomes do Sertanejo em sua escalação, marcando a primeira vez que o gênero irá participar do festival.

Na edição em que se celebra 40 anos de evento, Roberto Medina, fundador do festival, planejou o “Dia Brasil”, marcado para 21 de setembro. O público terá a oportunidade de ver grandes nomes brasileiros do Samba, MPB, Bossa Nova, Rock, Rap, Trap, Pop e música Clássica, mas o Sertanejo também marca presença no line-up.

A novidade pode ter agradado os fãs de nomes como Luan Santana, Chitãozinho e Xororó, Ana Castela e outros artistas que vão marcar presença no RIR, mas muitos fãs de Rock e Metal criticaram a atitude do evento de incluir o gênero na programação.

Em uma entrevista recente ao jornal O Globo, o próprio Medina revelou isso e comentou sobre a inclusão do Sertanejo, explicando o processo de sua decisão:

Peguei Luan Santana, Ana Castela, Chitãozinho e Xororó. Chamei o (Roberto) Menescal para uma homenagem à Bossa Nova, que foi a cara do Brasil e está esquecida. Não há um espaço dedicado ao gênero. Quando se faz um trabalho democrático, tem que ser democrático de verdade.

A gente foi avançando no Funk, no Trap e estava faltando essa parte. Há toda uma geração cantando música sertaneja, ganhou uma dimensão enorme. Dei aquele passo de chamar o Luan Santana para assistir ao The Town e gostei muito dele. Acho que é o início de uma caminhada, para desespero dos meus amigos roqueiros (risos).

Sertanejo no Rock in Rio e reação dos fãs de Rock

Ao ser questionado pelo jornal se os amigos roqueiros de Roberto Medina continuam implicando muito com a decisão do festival de mesclar os gêneros musicais em sua programação, o empresário confessou:

Ficam loucos comigo, querem me matar (risos). Quando anuncio o Pop, é a mesma coisa. Eles são barulhentos, fazem confusão e gritam pelas redes, mas faz parte. Quando fiz o primeiro dia do Metal e olhei as pessoas de preto com aquelas cruzes… Mas sabe que é o público mais tranquilo e o que mais consome? São do bem total. Não tem confusão no dia do Metal, é muito mais uma questão da vestimenta…

Apesar do nome do festival estar diretamente relacionado ao Rock, não é segredo para ninguém que, desde sua primeira edição em 1985, bandas e artistas de outros gêneros – como a MPB, por exemplo -, foram atrações do Rock in Rio.

Artistas como Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Alceu Valença e outros se uniram a grandes lendas do Rock e Metal como AC/DC, Ozzy Osbourne, Queen, Scorpions e mais.

Rock in Rio 2024

A edição de 2024 do Rock in Rio, que celebra os 40 anos de história do festival, vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro.

O evento contará com shows de Travis Scott, 21 Savage, Imagine Dragons, Avenged Sevenfold, Evanescence, Ed Sheeran, Katy Perry, Karol G, Mariah Carey, Shawn Mendes e muito mais.

Entre as atrações nacionais estão artistas como Ivete Sangalo, Os Paralamas do Sucesso, Planet Hemp + Pitty, NX Zero, Lulu Santos e muitos outros.