A tarde desta quarta-feira, 8 de Maio, trouxe uma notícia muito triste para os fãs da época de ouro do Grunge. Steve Albini, verdadeiro ícone do gênero que trabalhou com nomes como Nirvana e Pixies, morreu aos 61 anos de idade.
De acordo com informações iniciais reveladas pela Pitchfork, Albini sofreu um ataque cardíaco e seu falecimento foi confirmado por funcionários do seu estúdio Electric Audio à publicação internacional.
Além do trabalho como produtor e engenheiro de som, ele também foi um grande pioneiro da cena underground do Rock com as bandas Shellac e Big Black. A primeira, aliás, deve lançar seu primeiro disco em 10 anos na próxima semana, intitulado To All Trains, e sairia em turnê para promover o álbum logo em seguida.
Que perda!
Steve Albini
Grande crítico das práticas exploradoras da indústria da música, Steve Albini foi um ícone da resistência muito bem representada pelo movimento Grunge. Em seu currículo estão alguns dos álbuns mais importantes do gênero, como In Utero, do Nirvana, e Surfer Rosa, dos Pixies.
Mais recentemente, ele trabalhou em discos da nova geração como The Above, do Code Orange, e trabalhos de bandas como Sunn O))) e Mono. Sem dúvidas, sua falta será sentida por toda uma comunidade e seu legado permanece vivo de diversas formas.
Abaixo, você pode ver uma filmagem de uma das últimas apresentações ao vivo do Shellac, no Primavera Sound Porto. Descanse em paz, mestre!