Steve Albini, um ícone do movimento Grunge e uma voz contra as injustiças da indústria musical, nos deixou nesta quarta-feira (8) aos 61 anos. Seu trabalho como engenheiro de som e “gravador” – já que ele sempre odiou o termo produtor para descrever seu papel – moldou a música alternativa e deixou uma marca duradoura.
Albini esteve por trás de alguns dos álbuns mais importantes do gênero, incluindo In Utero, do Nirvana, e Surfer Rosa, dos Pixies. Sua abordagem autêntica e sua devoção à integridade artística fizeram dele uma figura venerada entre os músicos e uma influência duradoura na indústria da música.
Embora tenha partido, o legado de Steve Albini continuará vivo através da música que ele ajudou a criar e das inúmeras vidas que ele influenciou ao longo de sua carreira. Seu impacto na cena musical alternativa é inegável, e suas contribuições para o Grunge e o rock independente nunca serão esquecidas.
Por aqui, fica nossa torcida para que sua música continue a inspirar e empoderar futuras gerações de músicos e ouvintes e, para homenageá-lo, reunimos 10 álbuns incríveis em que ele deixou sua marca!
1 – In Utero – Nirvana
2 – Surfer Rosa – Pixies
3 – Rid of Me – PJ Harvey
4 – Pod – The Breeders
5 – At Action Park – Shellac
6 – 24 Hour Revenge Therapy – Jawbreaker
7 – Atomizer – Big Black
8 – Walking Into Clarksdale – Page and Plant
9 – No Pocky For Kitty – Superchunk
10 – Attack on Memory – Cloud Nothings