Lamentável: Apple destrói instrumentos musicais em anúncio de novo iPad e pede desculpas

A Apple foi duramente criticada após propaganda de novo iPad que mostra instrumentos musicais sendo destruídos. Empresa pediu desculpas pelo comercial.

Patético: Apple destrói instrumentos musicais em anúncio de seu novo iPad e pede desculpas
Reprodução/YouTube

A Apple foi duramente criticada ao compartilhar um comercial da nova versão de seu iPad Pro nesta semana.

O vídeo liberado pela empresa recebeu o título “Crush”, que pode ser traduzido em português como “esmagar”, e mostra uma série de objetos, incluindo instrumentos musicais como piano, violão e trompete, além de uma televisão, potes de tintas, estátuas, câmeras e mais sendo esmagados por uma prensa hidráulica.

Ao final, a prensa sobe e tudo o que foi destruído se transforma no novo iPad Pro, que é descrito pela empresa como seu modelo mais fino até hoje.

O comercial, divulgado pelo CEO da Apple Tim Cook, não foi bem recebido pelos consumidores da empresa de tecnologia. Entre os comentários de rejeição ao vídeo está até mesmo uma declaração do ator britânico Hugh Grant, que pontuou:

A destruição da experiência humana. Cortesia do Vale do Silício.

De forma geral, muitos criticaram o fato da marca insinuar a destruição de diversos instrumentos – musicais ou não – de expressão artística, como se o iPad fosse capaz de substituir tudo que foi descrito por Grant como “experiência humana”.

Além das críticas em relação ao conteúdo do vídeo, alguns internautas estão apontando para a semelhança entre o novo anúncio da Apple e uma propaganda lançada pela LG em 2008, que você pode conferir ao final da matéria.

Apple é criticada por anúncio de seu novo iPad

Em resposta à reação negativa dos internautas, o vice-presidente de marketing da Apple, Tor Myhren, fez uma declaração à Ad Age (via CoS) tentando explicar o objetivo da propaganda e aproveitando para se desculpar:

A criatividade está em nosso DNA na Apple e é extremamente importante para nós projetar produtos que capacitem profissionais criativos em todo o mundo. Nosso objetivo é sempre celebrar a infinidade de maneiras pelas quais os usuários se expressam e dão vida às suas ideias através do iPad. Erramos o alvo com este vídeo e lamentamos.

Apesar do pedido de desculpas, o vídeo continua disponível tanto no canal do YouTube da Apple como também no perfil do Twitter do CEO da empresa.

Você pode conferir o comercial no player abaixo e em seguida a propaganda da LG com a qual ela está sendo comparada! Depois, conta pra gente: erraram mesmo?