18 anos de "Stadium Arcadium": relembre a história do álbum que fecha a "trilogia de ouro" do Red Hot Chili Peppers

Red Hot Chili Peppers permitiu que todos colaborassem igualmente em "Stadium Arcadium", resultando em um clássico do Rock de meados dos anos 2000.

18 anos de Stadium Arcadium: relembre a história do álbum que fecha a "trilogia de ouro" do Red Hot Chili Peppers
Imagens: Divulgação

O Red Hot Chili Peppers estava no topo do mundo no início dos anos 2000, depois de rodar o planeta com as turnês de Californication (1999) e By The Way (2002), quando decidiu manter o ritmo criativo e voltar para o estúdio em 2004.

Novamente eles se reuniram com o produtor Rick Rubin na Califórnia com a intenção de fazer um álbum curto de 11 ou 12 faixas – algo raríssimo na carreira do grupo -, já que os ânimos internos não tinham sido os melhores nos trabalhos anteriores.

Mas, como mágica que só acontece com bandas grandiosas, Anthony Kiedis, John Frusciante, Flea e Chad Smith conseguiram conciliar perfeitamente as expectativas e responsabilidades de cada um em Stadium Arcadium, disco que encerra a “trilogia de ouro” dos Chili Peppers e a segunda passagem de Frusciante pelo grupo.

Neste editorial, vamos lembrar essas e outras histórias do 9º álbum da banda, lançado há quase exatos 18 anos, em 9 de maio de 2006.

A pacificação do Red Hot Chili Peppers

As sessões de gravação do que era pra ser um álbum curto acabaram resultando em 38 canções. A banda considerou lançar três pequenos discos separados, mas acabou concordando em um disco duplo com 25 faixas e pouco mais de 2 horas de duração.

Se Flea tinha até mesmo considerado abandonar o Red Hot durante a fase By The Way, como te contamos neste especial, o baixista se sentiu novamente à vontade para colocar suas composições e seu estilo funkeado em Stadium Arcadium.

Em entrevista à Billboard após o lançamento do disco, o vocalista Anthony Kiedis confessou que havia uma disputa ao estilo “macho alfa” na banda, mas que todos àquela altura estavam mais maduros:

A química no departamento de composições está melhor do que nunca. No passado sempre houve alguma tensão entre Flea, John ou comigo mesmo, como escritores que colaboram – uma tensão por dominância. Mas agora estamos confiantes o suficiente em quem somos, então todos se sentem bem para contribuir mais e melhor, fazer coisas de qualidade.

Continua após o vídeo

“Dani California” e chuva de hits

Naturalmente para um álbum tão longo, Stadium Arcadium tem seus altos e baixos – estes especialmente da metade pro fim do segundo disco. Mas as duas primeiras músicas, os hits “Dani California” e “Snow (Hey Oh)”, mostravam que o RHCP continuava no auge.

Além dos demais singles “Tell Me Baby”, “Hump de Bump” e “Desecration Smile”, o disco tem pérolas como “Hey” (o melhor solo de Frusciante, na humilde opinião do autor) e “Wet Sand”, que Kiedis definiu como “um respiro” no álbum por não ter a estrutura comum de verso e refrão.

“Dani California”, inclusive, é um dos três singles da história das paradas de músicas alternativas dos EUA a estrear em primeiro lugar, e lá permaneceu por 14 semanas. O álbum completo também chegou ao topo, garantindo aos Chili Peppers seu primeiro disco nº 1 no país norte-americano.

LEIA TAMBÉM: Johnny Depp, Red Hot Chili Peppers e a história do supergrupo que foi trilha de uma tragédia

Turnê de Stadium Arcadium e saída de John Frusciante

A banda fez uma extensa turnê para Stadium Arcadium pela América do Norte e Europa, com mais de 150 shows entre 2006 e 2007 – a maior parte deles com abertura do The Mars Volta.

Aquela foi a primeira turnê de Josh Klinghoffer como músico de apoio no Red Hot Chili Peppers, e apenas dois anos depois o multi-instrumentista assumiu o posto oficial de guitarrista quando John Frusciante deixou a banda.

John ficaria afastado de Anthony Kiedis, Flea e Chad Smith por mais de 12 anos, período no qual o RHCP lançou os discos I’m with You (2011) e The Getaway (2016), ambos sem o destaque de Stadium Arcadium.

Relembre abaixo essa verdadeira obra de arte do Rock mundial!