System of a Down fez teste com novo vocalista após Serj Tankian cogitar saída em 2017

Em novo livro, Serj Tankian revela detalhes do período em que tentou deixar o System of a Down e como descobriu que a banda testou outro vocalista.

Serj Tankian com o System Of A Down em 2017
Foto de Serj Tankian via Shutterstock

Entre os principais fatores que contribuíram para o sucesso do System of a Down estão os vocais inconfundíveis de Serj Tankian, junto com suas letras afiadas que sempre marcaram presença, especialmente após o lançamento do álbum Toxicity.

Com o lançamento do novo livro de memórias do vocalista, Down With The System, Tankian surpreendeu muitos fãs ao revelar que o aclamado grupo de Metal quase passou a ter outro frontman depois que ele demonstrou interesse em deixar a banda.

Após o lançamento dos discos Mezmerize e Hypnotize em 2005, o SOAD entrou em um hiato e, mesmo realizando alguns encontros pontuais e turnês ocasionais, a banda não conseguiu voltar a criar novas músicas graças às diferenças artísticas entre os músicos.

Serj Tankian quase deixou o System of a Down

Como temos relatado nos últimos anos, o System of a Down reduziu drasticamente sua quantidade de shows e Tankian não tem demonstrado interesse em fazer longas turnês, além de ter sofrido uma lesão nas costas e passado por uma cirurgia.

Em um trecho do novo livro do vocalista compartilhado pela Rolling Stone (via Loudwire), Serj declarou que, mesmo com a pressão de Daron Malakian, Shavo Odadjian e John Dolmayan para fazer novas turnês, ele foi persistente em sua decisão de não pegar a estrada.

Junto a isso, o músico revelou alguns detalhes com relação aos primeiros sinais que ele deu ao grupo sobre possivelmente deixar a banda para que eles pudessem continuar seus projetos:

No final de 2017, tivemos uma reunião da banda no escritório do Beno [empresário da banda]. Quando cheguei, disse a todos que tinha um item que queria acrescentar à agenda. Passamos pela rotina das discussões regulares de negócios e então chegou a hora do meu item.

‘Então, quem vai me dar uma festa de despedida?’, perguntei ao grupo. ‘Algum de vocês quer ser o mestre de cerimônias?’ Eu ri um pouco, mas falei sério. ‘Olha gente, deixei bem claro que não estou mais interessado em fazer turnê, tanto por causa das minhas costas quanto porque simplesmente não é mais algo que está dentro da minha visão.’

‘A questão é que não quero impedir vocês. Este é o sonho de vocês. Foi para isso que vocês trabalharam durante toda a sua vida. Vocês merecem ter isso’. Olhei para Daron, Shavo e John, sabendo que o que eu dissesse em seguida seria forte. ‘Acho que vocês deveriam encontrar um novo vocalista.’

Proposta de um novo vocalista para o System of a Down

Serj Tankian também contou no livro que, em um determinado momento, ele tinha tanta certeza que poderia deixar o SOAD que sugeriu aos colegas a criação de um documento legal que dissesse que, caso algum membro da banda saísse, eles não iriam usar mais o nome do grupo. No entanto, a ideia não foi pra frente:

Provavelmente porque eles sentiram que eu estava procurando uma saída da banda na época, e eles não estavam prontos para dar esse beijo de tchau. Inicialmente fiquei chateado por eles não terem visto o System da mesma forma que eu, mas depois de um tempo, parei de ser tão preciosista quanto a isso, e apenas pensei nesses três caras não como meus companheiros de banda, mas como meus amigos próximos. Isso é quem eles ainda são para mim.

Em seguida, o vocalista comentou qual era o seu desejo naquele momento para o restante da banda e confessou que não gostaria de ver o grupo desistindo de um sonho por sua causa:

Então, o que eu queria para essas três pessoas com quem eu era mais próximo do que qualquer pessoa fora da minha família? Eu queria que eles fossem felizes. Eu queria que eles não dependessem da minha saúde, das minhas costas ou da minha vontade de passar meses na estrada todos os anos para que eles tivessem essa banda que tanto queriam.

Esses três caras significaram mais para mim do que o System of a Down sempre significou – e ainda significa. Claro, eu queria ser feliz também. Parecia que a solução era sair da banda enquanto eles convidavam um substituto. Eu disse a eles que até ajudaria a treinar um novo vocalista.

Mesmo se oferecendo para ajudar na possível transição de vocalista e dizendo que iria relatar para a imprensa que a mudança contava com seu apoio, os outros integrantes da banda decidiram adiar a decisão e disseram ao cantor que não iriam pressioná-lo para fazer as coisas que ele não tivesse interessado.

Quem poderia ter sido o novo vocalista do SOAD?

Por mais que desse a entender que a banda havia descartado a possibilidade de procurar outro vocalista, Serj Tankian revelou em seu livro que descobriu um tempo depois que seus colegas chegaram a testar um novo vocalista.

Isso foi feito sem que ele soubesse, e a descoberta veio de uma maneira inusitada:

Eu meio que pensei que eles tinham esquecido a ideia de contratar um novo vocalista, mas um ano depois, John, Shavo e eu estávamos em um evento de arrecadação de fundos em Glendale, e um cantor que eu conhecia levantou-se e cantou essa linda canção. Canção armênia. Shavo estava sentado ao meu lado na mesa. Ele se inclinou e me deu um tapinha no ombro. ‘A propósito’, ele acenou para o cantor, ‘tentamos esse cara como cantor. O problema é que ele não conseguia gritar e fazer um gutural’.

Fiquei surpreso. Não que eles estivessem fazendo testes para substitutos, mas que mantiveram isso em segredo. ‘Por que vocês nunca me contaram?’ — sussurrei. Shavo encolheu os ombros. ‘Não sei’. Virei-me para Shavo, agora olhando diretamente para ele. ‘Escute, ele é um bom cantor’, eu disse. ‘Posso literalmente levá-lo para o estacionamento agora e ensiná-lo a fazer um gutural. Vocês realmente deveriam considerá-lo’.

Tankian também confessou que, nos últimos anos, chegou a apresentar outro amigo que poderia ser seu substituto na banda – mas, segundo ele, seus amigos não parecem ter levado a sugestão a sério. Por enquanto, nenhum dos nomes dos envolvidos foi revelado até agora. Será que funcionaria?

System of a Down em 2024

Feliz ou infelizmente, dependendo da sua perspectiva, o System of a Down continua tendo Serj Tankian como vocalista e fazendo poucos shows ao longo dos últimos anos. A maior novidade para os fãs foi o lançamento das inéditas “Protect the Land” e “Genocidal Humanoidz” em 2020, e você pode relembrá-las ao final da matéria.

Em tempo, seguindo sua rara agenda de shows, o SOAD foi recentemente uma das atrações principais do Sick New World em Las Vegas e sua próxima (e única) apresentação de 2024 até agora está marcada para 17 de agosto no Golden Gate Park de São Francisco, em um evento que também contará com Deftones, The Mars Volta, Viagra Boys e VOWWS.