TMDQA! Entrevista: Simon Rix (Kaiser Chiefs) fala sobre álbum mais recente da banda e chances da banda vir ao país em 2025

Em entrevista ao TMDQA!, o baixista Simon Rix, do Kaiser Chiefs, falou sobre o novo disco da banda e revelou planos de turnê da banda no futuro próximo.

Kaiser Chiefs
Foto por Cal McIntyre

Por Cauê Paciornik

Formado em Leeds, no início dos anos 2000, o Kaiser Chiefs é uma das bandas de Indie Rock mais interessantes de uma geração de ouro do gênero no Reino Unido.

Liderada por Ricky Wilson, com Simon Rix no baixo, Andrew “Whitey” White na guitarra, Nick “Peanut” Baines nos teclados e o baterista Vijay Mistry, a banda lançou recentemente seu oitavo álbum de estúdio: Kaiser Chiefs’ Easy Eight Album.

Continua após o vídeo

Sempre marcado pela sonoridade inconfundível que permeia hits como “Ruby” e “I Predict a Riot”, o novo álbum já encontrou sucesso através de singles como “Feeling Alright” e “How 2 Dance”, que adaptam essa pegada única para uma nova e única perspectiva sem perder a essência da banda.

Em uma conversa exclusiva via Zoom com o TMDQA!, o baixista Simon Rix falou sobre o lançamento mais recente da banda, relembrou os shows que fez em São Paulo e Rio de Janeiro e os planos para o próximo ano, com direito a recado ao público brasileiro ao final. Confira abaixo!

TMDQA! Entrevista Simon Rix (Kaiser Chiefs)

TMDQA!: Olá, Simon! tudo bem? Prazer em estar falando contigo! 

Simon Rix: Tudo bem por aqui, e você?

TMDQA!: Tudo certo! Como eu ia dizendo antes da entrevista começar, sou do Tenho Mais Discos Que Amigos! e já quero saber logo de cara: você tem algum disco que é seu melhor amigo?

Simon: Hmmm, essa é boa. Olha, eu acho que eu diria Employment do Kaiser Chiefs. Esse provavelmente é meu melhor amigo, porque ele já está comigo faz um bom tempo e as coisas mudaram bastante depois dele. Antes disso eu estava apenas em uma banda em Leeds, tocando em um bar…

TMDQA!: Isso é bem interessante, porque certamente o Kaiser Chiefs tem alguns álbuns que são bons amigos de algumas pessoas. E sobre o lançamento recente de vocês, Kaiser Chiefs’ Easy Eighth Album, o que você tem pra me dizer sobre as expectativas sobre ele?

Simon: Você sabe que ainda somos bastante ambiciosos e nós amamos quando as nossas músicas tocam no rádio e as pessoas ouvem e você olha pro Spotify e vê esses números, mas é apenas sobre continuar escrevendo músicas que as pessoas realmente amam.Alguns pensam que nossos álbuns mais recentes são melhores, outros preferem os mais antigos. Eu acho que a gente tentou fazer muitas coisas diferentes nesse álbum.

Acho que esse disco é uma versão melhor de Stay Together. Em Stay Together nós tentamos fazer um disco um pouco mais moderno do Kaiser Chiefs, um pouco mais pop, um pouco mais dançante e eu acho que a produção não ficou perfeita, mas nesse álbum agora a produção está ótima. Acho que a minha expectativa é manter os fãs antigos e ganhar alguns novos.

TMDQA!: Falando especificamente de uma faixa, “Beautiful Girl” é uma música de amor, e é um pouco disso que você falou… é um pouco diferente do que o Kaiser Chiefs costuma fazer, e falando sobre amor. Como foi pra vocês mergulhar no romance?

Simon Rix: [risos] O Ricky é o principal compositor em termos de letras e ele está se casando e tem filhos, então ele está realmente nesse momento. Acho que foi fácil pra ele porque ele está nessa fase! Eu acho que no passado ele era um pouco mais como um velho amargo, mas ele está num espaço agradável agora.

E para mim, “Beautiful Girl”… Eu acho essa música interessante, porque estávamos preocupados que fosse um pouco demais, enquanto uma música Indie de guitarra, mas eu percebo como a bateria, a programação e outras coisas, fazem com que pareça realmente diferente. Então eu realmente gosto dessa faixa.

Continua após o vídeo

TMDQA!: Particularmente eu também gosto, é uma das minhas favoritas do álbum! E me fala uma coisa… Existe alguma possibilidade da gente ver vocês ao vivo no Brasil e da turnê de vocês vir pra América do Sul?

Simon Rix: Sim, com certeza! Nós com certeza vamos voltar. O plano é que em 2024 nós meio que ficaremos no Reino Unido e na Europa fazendo coisas por aqui, e em 2025 nós planejamos fazer muitas e muitas coisas e tenho certeza que o Brasil e outros países da América do Sul estarão envolvidos, porque é um dos lugares que mais gostamos de ir. O público é sempre animado e eu estou ansioso por isso.

TMDQA!: Estamos animados para ver vocês por aqui! Você poderia mandar uma mensagem para os seus fãs brasileiros?

Simon Rix: Me desculpe, não vamos este ano, nós amamos vocês e, como sempre, vocês nos fazem sentir realmente bem-vindos e sempre tivemos alguns dos melhores shows de todos os tempos [no Brasil]. Quando as pessoas me perguntam quais são meus shows favoritos, sempre existem alguns como Glastonbury no Reino Unido, mas o show de São Paulo e no Maracanã também são muito especiais. E a gente espera ver vocês no próximo ano!

TMDQA!: E a gente espera ver você por aqui ano que vem. Muito obrigado pela atenção, Simon, e pelo seu tempo!

Simon Rix: Obrigado, tenha um ótimo dia!