Notícias

Filmes nacionais de graça: Governo e Ministério da Cultura anunciam nova plataforma de streaming

Ministério da Cultura anuncia novo serviço de streaming gratuito com filmes nacionais, que pode ser lançado ainda este ano. Saiba mais.

Foto stock, pessoa assistindo TV
Foto stock via Shutterstock

Muitas produções nacionais possuem alto nível de qualidade, mas essas obras nem sempre conseguem ser apreciadas por todos por conta dos meios em que elas são disponibilizadas.

Pensando em facilitar o acesso do público às produções brasileiras e promover um novo recurso de ferramenta educacional, o Ministério da Cultura (MinC) anunciou o lançamento de uma plataforma de streaming gratuita que será focada em filmes, séries e documentários nacionais.

Segundo o Estadão (via Igor Miranda), a iniciativa que busca promover a diversidade cultural do país surgiu da Secretaria do Audiovisual (SAV) e ainda não possui um nome oficial. Apesar de estar em fase de finalização, sua data não foi anunciada, mas a previsão é que a plataforma seja lançada no segundo semestre deste ano.

Novo streaming gratuito com filmes nacionais

A iniciativa que enaltece a produção audiovisual brasileira ainda não compartilhou muitos detalhes em relação à sua criação. Questões como sua forma de financiamento e se haverá um edital para que empresas integrem esta plataforma ainda não foram divulgadas.

Vale lembrar que muitas produções nacionais já integram os catálogos de diversas plataformas de streaming pagas e não foi esclarecido como a seleção dos filmes, séries e documentários será feita.

Como assistir a filmes de graça?

Enquanto aguardamos mais detalhes sobre o novo serviço, o público tem a oportunidade de acessar outras plataformas de streaming nacionais gratuitas, que não necessariamente são focadas em produções brasileiras.

Entre as opções estão o Sesc Digital, com conteúdos audiovisuais das ações do Sesc São Paulo e que também oferece a possibilidade ouvir discos, shows e assistir a cursos, e o Itaú Cultural Play, com filmes selecionados por uma curadoria do instituto Itaú Cultural, que possui produções nacionais, além da programação de festivais de cinema do país e de instituições parceiras.