“Virar mãe pra mim foi viver uma beleza animal”. Com essa frase, Livia Nery encerrou um relato forte e emocionante sobre o parto de sua primeira filha, Eva, que ela compartilhou no último domingo, 12 de maio, data em que se celebra o Dia das Mães.
Além de expor um momento tão íntimo em sua conta do Instagram, a cantora baiana preparava os fãs para o lançamento do seu mais novo single “Tempo de Mistério”, que acaba de chegar nas plataformas digitais nesta quinta-feira (16) e está sendo lançado com exclusividade aqui pelo TMDQA!.
A nova música antecipa seu segundo disco de estúdio, Amojo, que, segundo Livia será “uma obra em processo que terá a jornada de feitura compartilhada com o público”. O single inédito aborda tempos desafiadores e viscerais na perspectiva de uma mulher mãe compositora brasileira, que viveu o puerpério de sua primeira filha na pandemia.
Ao TMDQA!, a artista comentou sobre como foi revisitar este tema e como se sente em expor esse sentimento em seu trabalho:
Meu trabalho não se separa da minha vida e acho que é assim para muitos artistas. Gestar e dar à luz uma vida nova é um dos grandes temas da humanidade e é uma experiência muito radical. No meio da pandemia ainda vivíamos um colapso enquanto humanidade, então havia um momento de transformação. Me sinto feliz em ter podido vivenciar isso de uma forma natural, como acho que deve ser, e poder partilhar. Concordo que é um evento íntimo, único, mas não é inédito… Todo mundo que tá vivo nasceu, toda mãe deu à luz, né? Então existe algo que nos conecta a todos quando falamos deste tema.
Além disso, é um assunto com diversas metáforas para nossa existência. O canal estreito que o bebê atravessa carrega o sentido de trajeto que fazemos subjetivamente muitas vezes, quando precisamos atravessar grandes desafios e vivenciar desconfortos extremos na vida para chegar num outro ponto. O significado do ciclo morte-vida, presente quando um filho nasce e parte da mulher morre para dar lugar a uma mãe, já vivemos muitas vezes em diferentes fases do nosso desenvolvimento. Criar projetos, trabalhos, obras, é gestar também. A beleza de viver algo tão visceral que nos lembra do que é essencial e realmente importa; eu vivi no parto, você pode ter vivido de outra forma. Então, metaforicamente, todas e todos nós parimos, nascemos e morremos muito.
Livia Nery reflete sobre maternidade em “Tempo de Mistério”
“Tempo de Mistério” foi composta por Livia Nery, que também assinou a produção musical e arranjos ao lado do paulistano Curumin, que foi co-produtor de seu primeiro disco, Estranha Melodia (2019). O único instrumento que não é assinado pela dupla é o baixo, executado por Lucas Martins.
Através de uma produção híbrida, realizada remotamente e durante o encontro de Livia e Curumin em Salvador, a artista dá seguimento à sua busca musical pela interseção entre canção brasileira e instrumental eletrônico, que teve início em seu primeiro EP Vulcanidades (2017) e seguiu sendo explorado em seu disco de estreia.
Na faixa, é possível perceber influências que passam pela produção musical brasileira dos anos 70, que apostavam no uso dos sintetizadores e elementos do dub jamaicano, como definiu a artista.
Sobre a importância de abordar a maternidade em sua nova música e refletindo sobre a mensagem que deseja passar através do single, Livia declarou:
Estamos abrindo espaço para falar das diferentes formas de maternar e da escolha de não maternar faz bem pouco tempo. Talvez o aspecto delicado esteja no fato de que as discussões sobre maternidade, não maternidade, liberdade de escolha das mulheres e das pessoas que gestam, ainda não estão naturalizadas. A minha experiência, como mulher que planejou a chegada da minha filha e gosta de ser mãe, é uma. Não espero que todas as mulheres se identifiquem e desejo que outras narrativas de maternidade possam cada vez mais coexistir, enriquecendo um cenário que já é cheio de complexidades.
Como mãe e trabalhadora da música quero somar o coro para valorizar o trabalho de cuidar, que realizamos ao mesmo tempo em que compomos, produzimos, tocamos. Um trabalho tão essencial para que a vida siga acontecendo, mas ao mesmo tempo é tão invisibilizado e não-reconhecido.
Na próxima quinta-feira, 23 de maio, “Tempo de Mistério” ganhará um clipe dirigido por Ilka Cyana apresentando uma nova linguagem audiovisual, construindo uma narrativa em foto-vídeo. O fotofilme revela aos fãs a intimidade de Livia com sua filha, Eva, na vida cotidiana de uma mãe artista.
O vídeo tem o curta-metragem Lá Jeté, do diretor francês Chris Marker, como referência, mas ganha um toque especial e ritmo próprio através da música e da montagem. O clipe chega com versão alternativa com Libras e lyric video.
Ouça no player abaixo o novo single de Livia Nery, “Tempo de Mistério”!