Kevin Parker, o artista por trás do Tame Impala, vendeu todo o seu catálogo musical para a Sony Music Publishing. Todo mesmo!
Isso porque a negociação inclui tanto suas composições passadas quanto futuras, ampliando uma parceria de 15 anos entre o músico e a gravadora e editora. Além de toda a discografia do Tame Impala, o acordo abrange os créditos de Kevin Parker em canções de artistas como Dua Lipa, Rihanna, Travis Scott, entre outros.
O valor acordado não foi revelado. Como você já leu aqui no TMDQA!, a venda de catálogos vem se tornando cada vez mais comum no mercado da música. O que não é tão comum, no entanto, é a venda de direitos sob criações futuras – o que pode se tornar uma tendência para os próximos acordos.
Continua após o vídeo
Um movimento ousado de Kevin Parker
Kevin Parker expressou que a decisão de vender seu catálogo musical não foi fácil.
A ideia de passar a propriedade das minhas músicas é algo que não trato levianamente. Elas são o fruto do meu sangue, suor e criatividade ao longo dos anos que tenho sido artista e compositor.
A decisão de vender também o catálogo futuro é especialmente significativa. Para Parker, isso significa abrir mão do controle sobre suas futuras criações, o que normalmente é uma decisão difícil para qualquer artista.
No entanto, este movimento pode permitir que Parker explore novas oportunidades e colaborações. A ideia é garantir que sua música continue a alcançar novos públicos através do suporte da Sony Music Publishing, que deverá promover e licenciar essas canções. Boa parte delas já foi parar em comerciais de TV e filmes – é o caso de Elvis e Barbie.
Continua após o vídeo
Carreira de Kevin Parker vai além do Tame Impala
A trajetória de Kevin Parker com o Tame Impala inclui álbuns como Innerspeaker, Lonerism, Currents e The Slow Rush, que liderou as paradas da ARIA e da Billboard. Parker escreveu, produziu, mixou, cantou e tocou em cada canção desses discos, solidificando seu papel multifacetado no projeto. Seu estilo psicodélico e inovador conquistou fãs ao redor do mundo e já influenciou diversos artistas.
Graças a isso, Kevin é conhecido por colaborar com alguns dos maiores nomes do mercado da música. Sua habilidade em transitar entre diferentes gêneros musicais o levou a acumular parcerias com Kendrick Lamar, SZA, Mark Ronson e Lady Gaga, somando uma lista significativa de créditos de composição e produção.
Recentemente, Kevin Parker co-produziu o álbum Radical Optimism, de Dua Lipa, que estreou em primeiro lugar na parada de álbuns do Reino Unido. Talvez esteja aí um dos maiores trunfos deste acordo: o potencial de um artista que dialoga tanto com a música alternativa quanto com o pop global.