Gene Simmons é um dos gigantes da história da música, e é claro que o principal motivo para este título foi a sua contribuição impecável no KISS, banda considerada uma das mais influentes do Rock.
Ao longo de sua carreira, Gene demonstrou ter um conhecimento profundo tanto da música pesada quanto do Pop e isso, sem dúvidas, refletiu no papel do KISS em ajudar a direcionar o Rock clássico da década de 1960 para um viés mais sombrio e intenso que se tornaria o Metal e o Grunge na década de 1990, sem perder a força de um bom hit aqui e ali.
Por isso mesmo, apesar de todo o seu apreço pelo Rock, Simmons revelou através de algumas entrevistas sua forte admiração por artistas que vieram antes dele e que fazem parte de outros gêneros musicais.
A Far Out compilou algumas dessas entrevistas e revelou mais detalhes do gosto musical versátil de Gene ao compartilhar seus 10 discos preferidos de todos os tempos. Veja abaixo!
Gene Simmons reverencia pioneiros da música
Sobre seu primeiro contato com a sonoridade do Rock, o baixista e vocalista do KISS, que nasceu em Israel, declarou:
Vim para os EUA com minha mãe em 1958 e nunca tinha ouvido falar de Rock and Roll e, na verdade, nunca tinha visto um aparelho de televisão. As primeiras músicas que ouvi nos EUA foram Chuck Berry e Little Richard e tudo mais.
Em seguida, o músico iniciou sua lista de discos favoritos citando a compilação Greatest Hits do mestre Ray Charles e apontou:
Não há nada melhor do que ‘Hit the Road Jack’. Ela não tem ponte; não tem refrão. Ele só tem aquele riff que continua repetidamente e, além disso, há uma melodia assustadora que vai e volta no fundo. É simplesmente clássico.
Já em relação ao pioneiro James Brown, Simmons demonstrou sua admiração pela proatividade e espírito batalhador do músico e multi-instrumentista norte-americano:
James Brown surgiu do nada nos pântanos da Geórgia e de alguma forma criou-se, educou-se e aprendeu o ofício sem ter de frequentar uma escola de dança ou de música.
Assim como diversos outros artistas no mundo, Simmons não tinha como deixar de fora de sua seleção os lendários Beatles. “Eu não estaria fazendo o que faço agora se não fosse pelos Beatles”, declarou o músico.
Ao escolher o The White Album como um de seus preferidos, o músico destacou os bastidores do processo que deu vida ao décimo álbum de estúdio dos Fab Four:
Você está vendo uma turbulência dentro do que é talvez a maior banda que já existiu que gravou suas próprias músicas, onde cada membro era uma estrela. Você podia ouvir e sentir a desarticulação daquele álbum, embora claramente as músicas brilhassem e a execução e a produção fossem fantásticas.
As escolhas de Gene Simmons também passaram por obras de outras lendas da música como Led Zeppelin, The Who e até Patsy Cline, popular cantora dos anos 1950. “Sim, os riffs e a guitarra de Jeff Beck, o bombástico Led Zeppelin, mas você não pode deixar Patsy Cline de lado”, declarou o músico.
Como bom admirador de sua própria arte e afirmando que “a verdade é que todos nós gostamos de todos os tipos de música”, Gene também incluiu entre seus discos preferidos uma dos trabalhos de maior sucesso do KISS.
Confira abaixo a lista completa!