Notícias

4 motivos que provam que o Heavy Metal faz bem para a saúde mental

Você ouve Heavy Metal pra relaxar? Estudos comprovam que você está certo, e Rock pesado ainda ajuda com concentração e saúde mental.

Heavy Metal
Foto de símbolo do Heavy Metal via Shutterstock

Se as pessoas te chamam de “maluco” quando você diz que ouve Heavy Metal para relaxar, agora você pode provar que está certo!

Inspirado por este artigo da Metal Insider, o TMDQA! reuniu estudos realizados internacionalmente nos últimos anos que comprovam os benefícios do Rock pesado para a saúde mental, a concentração e a sociabilidade.

Publicidade
Publicidade

Qualquer que seja o seu subgênero favorito – Thrash, Death, Glam, Metal Progressivo, Alternativo, Sinfônico ou Metalcore -, sempre vai ter uma música para colocar as suas emoções para fora, se divertir ou refletir sobre algum problema.

Confira abaixo 4 motivos que provam que o Metal pode te ajudar a encarar a vida com mais leveza (por mais irônico que possa parecer), e grandes clássicos do estilo pra você já sair relaxado!

4 benefícios do Heavy Metal para a saúde mental

Melhor forma de desabafo

O Heavy Metal é essencialmente sobre não reprimir nenhum sentimento – é sobre transformar tristeza em um belo arranjo de guitarra e raiva em uma linha pesada de bateria. Tudo isso pode deixar os fãs muito mais leves depois de uma audição.

A pesquisa The Effects of Heavy Metal Music on Arousal and Anger (1997) mostrou que 69% dos fãs de Rock pesado acreditam que as músicas os ajudam a regular as emoções, e 87% se sentem mais felizes depois de escutá-las.

Basicamente, as bandas de Metal gritam para que os fãs não precisem gritar!

Continua após o vídeo

Aceitação e sociabilidade

Outra coisa que não podemos negar é que o pessoal do Metal sabe organizar um festival! Os eventos do gênero estão entre os maiores do mundo, incluindo Wacken Open Air, Hellfest, Summer Breeze, Ozzfest e Monsters of Rock.

Além de grandiosos, esses festivais são conhecidos pelo cuidado e o respeito que os fãs demonstram uns com os outros, sempre puxando mais um para a rodinha e sem tolerância para atos de violência.

Como te mostramos nesta matéria, um estudo da O2 revelou que frequentar shows a cada duas semanas pode aumentar em até nove anos a expectativa de vida de uma pessoa, já que a música ao vivo oferece vários benefícios ao cérebro e ao corpo.

Continua após o vídeo

Tá faltando concentração?

Para alguns, um som rápido e agressivo pode incomodar na hora de realizar alguma tarefa, e não há nada de errado com isso. Mas para quem tem dificuldade de concentração, o Metal tem o efeito contrário.

Segundo estudos citados pela Metal Insider, o ritmo estimulante do Rock pesado faz com que todos os sentidos do corpo fiquem em alerta, favorecendo a criatividade, o pensamento crítico e o desempenho em um jogo, por exemplo.

Sem falar que, geralmente, os fãs de Metal encontram paz em meio ao caos, como se a solução para um mundo “bagunçado” fosse ainda mais bagunça.

Continua após o vídeo

Autoconhecimento e “ligar o f***-se”

Criou-se o estereótipo de que o Heavy Metal só fala de sentimentos como raiva, ansiedade e depressão. Embora isso não seja verdade, músicas com temas profundos só ajudam as pessoas que passam por isso a superar seus problemas.

De acordo com o estudo Metalheads: The Influence of Personality on Preference for Heavy Metal (2003), fãs de Rock pesado são mais capazes de liberar emoções reprimidas e sentir alívio e felicidade após ouvir um disco ou ir a um show.

Além disso, a cultura do Metal incentiva que as pessoas não se importem com a opinião alheia, como dira o famoso verso “O importante é ser você, mesmo que seja bizarro”!

Sair da versão mobile