Paul McCartney e a história de como uma música de sua carreira solo o ajudou a processar morte de John Lennon

John Lennon foi homenageado em faixa que está no terceiro disco solo de Paul McCartney, "Tug of War", e que ajudou o ex-Beatle a processar a morte do amigo.

John Lennon e Paul McCartney, dos Beatles
Foto por Linda McCartney / @PaulMcCartney

Quando recebeu a notícia da morte do seu maior parceiro musical, Paul McCartney já tinha 11 álbuns lançados após o fim dos Beatles – incluindo os Wings e a carreira solo com os icônicos McCartney I e II -, e preparava mais um trabalho.

Ele decidiu interromper as gravações do disco em 9 de dezembro de 1980, quando John Lennon foi assassinado na porta de casa em Nova York, fato que chocou o mundo e deixou milhões de fãs desolados até hoje.

Publicidade
Publicidade

Já para Paul, a sensação que ficou após perder o amigo foi a de um silêncio absoluto, como ele mesmo revelou em entrevista de 2022 à rádio SiriusXM (via Guitar.com):

Quando o John morreu foi tão difícil. Foi assim para todo mundo ao redor do planeta, porque ele era uma personalidade tão amada e um cara tão maluco, sabe, ele era especial. Eu lembro de chegar em casa no dia em que ele morreu, ligar a TV e ver as pessoas dizendo ‘John era isso, John era aquilo’, ‘eu lembro do dia em que o conheci’ e coisas assim.

Só que eu não conseguia ser assim. Não podia apenas aparecer na televisão e dizer o que o John significava para mim. Era profundo demais, doloroso demais. Eu não podia colocar em palavras.

Paul McCartney e a música dedicada a John Lennon

Paul McCartney disse que, depois de alguns dias, “quando as emoções se acalmaram um pouco”, foi visitar o estúdio musical que estava construindo em Londres e ali, no meio dos materiais e ferramentas, escreveu a música “Here Today” em homenagem a Lennon.

A canção foi o ponto de partida para o disco Tug of War, clássico de 1981 que tem “Ebony and Ivory”, “Take It Away”, “Here Today” e outras faixas dedicadas ao parceiro de Beatles:

Eu fui para o prédio em que estávamos construindo meu estúdio, e naquela época só tinha algumas salas vazias no andar de cima. Eu encontrei uma delas, sentei no cantinho com o meu violão, no chão de madeira, e apenas comecei a tocar os acordes iniciais de ‘Here Today’.

História linda! Ouça abaixo “Here Today”, a música que ajudou Paul McCartney a processar a morte de John Lennon.

LEIA TAMBÉM: Paul McCartney zoa Bruce Springsteen em dia de premiação do americano em Londres

Sair da versão mobile