Antes da fama: Oscar Isaac tinha bandas de Ska e chegou a (quase) abrir show do Green Day

Oscar Isaac trocou as guitarras pelo violão no filme “Inside Llewyn Davis” - mas sua história passa pelo Ska e quase teve um encontro com o Green Day.

Oscar Isaac e sua banda de Ska
Crédito: Reprodução

Muito antes de Oscar Isaac se tornar mundialmente conhecido por seus papeis em filmes como Star Wars: O Despertar da Força, Ex Machina e Duna, ele estava imerso em um mundo totalmente diferente: o do Ska.

O ator, que nasceu na Guatemala e cresceu no sul da Flórida, fez parte de quatro bandas do gênero, mostrando seu talento como vocalista, guitarrista e baixista.

Embora não seja novidade, a cada entrevista que isso vem à tona, Isaac fala com bom humor de seus dias como frontman. Uma coisa é certa: serviu como ótimo ensaio para o papel que lhe abriu as portas de vez em Hollywood, quando interpretou um músico folk, levemente inspirado em nomes do gênero como Bob Dylan e Dave Van Ronk, no longa Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum (2013), dos irmãos Coen

Oscar Isaac: alma de músico no corpo de um ator

Ainda adolescente, Isaac entrou para sua primeira banda, The Worms, conhecida por sua performance enérgica e pelo uso de suspensórios. Não, não eram os anos 50, e sim 1996. Contudo, foi com The Blinking Underdogs que ele atingiu um sucesso relativo. 

Formada enquanto Isaac e seus amigos frequentavam a Universidade da Flórida em Miami, a banda conseguiu abrir shows para grandes nomes como Green Day, blink-182 e The Mighty Mighty Bosstones, além de participar de festivais importantes como o Warped Tour.

Bem, abrir talvez seja um exagero. O próprio Isaac brincou com isso ao ser entrevistado por Seth Meyers em seu talk show:

Bem, tecnicamente [abrimos para o Green Day]. É mais do que muita gente conseguiu! Nós tocamos no mesmo festival, no mesmo dia. Com algumas horas de distância. Talvez não tenha sido no mesmo palco. Não me lembro exatamente. Talvez tenha sido um trailer com tipo uns andaimes em cima! 

Continua após o vídeo

The Blinking Underdogs lançou um álbum, Last Words, cujo maior sucesso foi a música “Trailer Park”.

Em 2001, a banda anunciou uma pausa para que Isaac pudesse se dedicar aos estudos na prestigiada escola de atuação Juilliard, em Nova York. Apesar da interrupção, os integrantes mantinham a esperança de tocar juntos durante os intervalos de Isaac. Talvez estejam esperando até hoje, já que logo a carreira de ator de Isaac deslanchou – mesmo que inicialmente com papéis bem pequenos.

Em uma entrevista ao programa de Jimmy Kimmel, Isaac revelou ter participado de outras bandas antes de se firmar com The Blinking Underdogs, incluindo Petrified Frogs e Closeted Heterosexuals. Como dá para notar, sempre com nomes bastante… criativos!

Continua após o vídeo

Influências musicais de Oscar Isaac

Ao falar sobre seu passado musical, o ator descreve a trajetória dos Blinking Underdogs como uma evolução do Punk para uma mistura de estilos mais diversos, mencionando até influências do Folk.

Por outro lado, as memórias de sua juventude frequentando e tocando em festivais cristãos como o Cornerstone são um ponto fora da curva. Isaac já chegou a comparar o evento a uma versão cristã de Woodstock, repleta de bandas de Metal e Hardcore.

Mas, se você acha que a vida musical de Oscar Isaac ficou no passado, se engana. Além de sua carreira no cinema, ele continuou envolvido com a música. Em março de 2023, participou do single “Luna de Xelajú” da cantora Gaby Moreno, mostrando que sua paixão pela música permanece viva. Conheça abaixo!