Pra relaxar e curtir: 5 guitarras isoladas incríveis de clássicos do Rock

O TMDQA! resolveu separar cinco registros de faixas icônicas do Rock com suas guitarras isoladas, para você relaxar e curtir com todos os detalhes.

John Frusciante, do Red Hot Chili Peppers, em 2002
Foto de John Frusciante via Shutterstock

Muitas bandas de Rock ficaram marcadas pelas linhas de guitarras de músicos virtuosos e talentosos.

Não à toa, qualquer fã do gênero consegue lembrar de um riff inesquecível ou de algum solo arrebatador sem pensar muito. O TMDQA! resolveu separar cinco registros de guitarras isoladas de faixas icônicas do Rock que vêm impactando novas gerações através da décadas.

Na seleção, não faltaram clássicos como “Stairway To Heaven”, do Led Zeppelin, e “Sultans of Swing”, do Dire Straits. Confira todos eles logo abaixo!

5 guitarras isoladas de clássicos do Rock

Guns N’ Roses – “Welcome to the Jungle”

Para muitos fãs, “Welcome to the Jungle” foi o cartão de visitas do Guns N’ Roses lá em 1987, quando a banda escolheu a explosiva faixa como segundo single de seu álbum de estreia Appetite for Destruction.

A música também marcou a primeira colaboração entre Slash e Axl Rose, quando o vocalista morava no porão da casa do guitarrista, dois anos antes.

Slash, aliás, disse em sua biografia Slash: The Autobiography (2007) que ele criou a emblemática introdução e, em questão de três horas, Izzy Stradlin e o baixista Duff McKagan completaram a estrutura da canção.

Led Zeppelin – “Stairway To Heaven”

A faixa isolada de “Stairway To Heaven”, gravada pelo lendário Jimmy Page, causa um efeito impressionante e deixa o ouvinte quase hipnotizado pelo som que sai da guitarra – aliás, dá para arriscar dizer que a versão apenas com o instrumento faz frente à completa.

Que grande hino do Rock!

Red Hot Chili Peppers – “Under the Bridge”

Segundo single do quinto álbum do Red Hot Chili Peppers“Under the Bridge” é uma daquelas músicas instantaneamente reconhecíveis mesmo para quem não é fã de Rock.

A faixa é tão marcante que rendeu alguns dos vídeos mais incríveis da carreira da banda, como em 1991 quando foi tocada em um dos canais de Amsterdam, ou em 2006 quando ganhou uma roupagem acústica para um especial do iTunes.

Graças à volta de John Frusciante ao Red Hot há algum tempo, muitos fãs estão descobrindo um vídeo que destaca a guitarra isolada da canção, que tem uma das introduções mais célebres da história do instrumento.

Dire Straits – “Sultans of Swing”

O Dire Straits teve um início de carreira surpreendente, pois foi logo no primeiro disco, o homônimo lançado em 1978, que a banda britânica disponibilizou o seu maior sucesso e uma das maiores pérolas daquela década, “Sultans of Swing”.

Composição genial de Mark Knopfler, a faixa surgiu cercada por pensamentos de que provavelmente “não era grande coisa” e Mark chegou a explicar em uma entrevista quando foi que o clássico começou a ganhar corpo e chamar a sua atenção – você pode ler mais detalhes clicando aqui.

Rolling Stones – “Sympathy for the Devil”

Dificilmente alguém discordaria que “Sympathy for the Devil” é uma das músicas mais conhecidas e aclamadas da carreira dos Rolling Stones, assim como muitos também hão de concordar que Keith Richards é parte fundamental disso.

A banda de Mick Jagger, que recentemente lançou o disco Hackney Diamonds, incluiu a faixa no álbum Beggars Banquet (1968) e de lá para cá ela se tornou um grande sucesso.

Muito querida pelos fãs e até aparecendo em diversas trilhas sonoras de filmes e séries de TV, “Sympathy for the Devil” carrega uma magia sedutora e as linhas de guitarra isoladas do lendário Keef fazem qualquer ouvinte mergulhar nos detalhes desta canção absolutamente genial.