Além de ser um baterista fundamental na história do Rock, Ringo Starr é um fã declarado de música e, sempre que possível, está pronto para enaltecer lendas que marcaram sua vida ou revelar o que tem escutado dos artistas da nova geração.
O icônico baterista pode até não ter se destacado tanto nos Beatles através das composições, mas sua preocupação em obter um resultado musical bom foi essencial para que os Fab Four apresentassem ao público verdadeiros clássicos que marcaram a história da música.
Ao participar há algum tempo do Celebrity Playlist Podcast da Apple, Ringo revelou algumas de suas principais influências e também canções que ele aprecia ao compartilhar uma lista com suas músicas preferidas. Provando que seu gosto musical não é formado apenas por trabalhos em que a bateria se destaca, Starr declarou:
Eu não compro discos pela bateria. Eu compro discos por seus conteúdos; se a bateria for boa, isso é ótimo.
Uma obra mencionada por Ringo Starr como exemplo é o disco Gets Next to You de Al Green, que possui a faixa “I’m A Ram”, escolhida para integrar a seleção do baterista e que tem um ótimo trabalho de bateria em sua opinião. Outra música citada foi “The Girl Can’t Help It” de Little Richard, com Starr lembrando da influência do músico no início de sua relação com a bateria:
Quando eu tinha 17 anos, havia um programa chamado ‘Alan Freed Show’, era onde ouvíamos tudo e quando Little Richard apareceu foi um daqueles momentos em que você simplesmente para no meio do caminho e diz ‘Meu Deus! Escute isso!’.
As maiores influências de Ringo Starr
Quem também integrou sua seleção foi o icônico Bob Dylan, uma forte inspiração tanto para o baterista como para os Beatles e tantas outras bandas e artistas.
Se sentindo desafiado em escolher apenas uma música do astro para integrar sua lista, Starr citou “Bob Dylan’s 115th Dream” e “Maggie’s Farm”, mas escolheu “When The Deal Goes Down” para integrar a lista, justificando:
Eu acho que é tão emocionante; no fundo, sou uma pessoa emotiva. Acho que a letra que diz ‘Ficarei sem você quando o negócio for fechado’ é linda e só Bob diria dessa forma.
Revelando a versatilidade do seu gosto musical, Ringo Starr ainda mencionou a faixa “The Sun”, da lenda do Reggae Burning Spear, e também a canção “Assouf”, de um artista marroquino chamado Tinariwen.
Confira a seguir a lista completa com algumas das músicas preferidas de Ringo Starr!