Ganhador de cinco prêmios no Latin American Music Awards e dono de sucessos que estão nas paradas da Billboard, Feid ainda é um nome novo para os brasileiros que não acompanham de perto a música colombiana. Porém, não mais.
O cantor levou seu som de reggaeton, trap, hip hop, afrobeat e EDM para o campo da Copa América, na cerimônia de abertura que aconteceu na quinta-feira (20) em Atlanta, nos EUA. A apresentação antecedeu a partida entre Canadá e Argentina.
Um paisa com orgulho de suas origens, Feid fez uma verdadeira festa verde no gramado – e mostrou a potência da música urbana latinoamericana para o público internacional.
Continua após o vídeo
Feid: o Reggaeton colombiano que conquistou a América
Salomón Villada Hoyos, conhecido artisticamente como Feid ou Ferxxo, é natural de Medellín. Desde os primeiros anos de sua carreira, destacou-se como compositor de sucessos para artistas como Reykon, J Balvin e CNCO, com músicas que alcançaram as listas da Billboard.
Em 2017, lançou seu álbum de estreia, Así como suena, incluindo colaborações com Balvin e Nacho, dando pontapé inicial à sua trajetória como artista solo de sucesso. Dois anos depois, lançou o álbum 19, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Urbana.
Nos anos seguintes, Feid firmou sua carreira com lançamentos de álbuns como Ferxxo (Vol. 1: M.O.R) em 2020 e Inter Shibuya – La mafia em 2021, solidificando uma produção prolífica. Em 2022, lançou Feliz cumpleaños, Ferxxo, te pirateamos el álbum, que recebeu certificações de platina nos Estados Unidos e na Espanha.
Feid continuou colaborando com diversos artistas renomados e lançou novos trabalhos em 2023, incluindo o bem-sucedido Ferxxocalipsis. Sua lista de sucessos inclui ainda “Yandel 150”, “Prohibidox”, “Babalu” (com Rema), “Ferxxo 100”, “Castigo” e “Perro Negro” (com Bad Bunny).
Desde aquela primeira indicação, Feid já foi nomeado ao Grammy Latino nove vezes e se destaca por suas performances com a energia no alto, utilizando drones e efeitos visuais.
Parte disso pôde ser visto no campo de abertura da Copa América, onde o cantor apresentou um dos grandes hits de Ferxxocalipsis: “Luna”, que já ultrapassou meio bilhão de reproduções apenas no Spotify.
O astro, no entanto, não é novidade para os brasileiros – ou pelo menos não deveria ser. Feid já lançou parcerias com nomes como Vitão e MC Zaac e incluiu o Rio de Janeiro em sua badalada turnê mundial (o show ainda não tem data).
Continua após o vídeo
Sua ascensão no mundo musical vem acompanhada de uma vida amorosa que chama atenção: afinal, ele é o homem responsável por deixar o coração de Karol G verde. A química existe já há algum tempo – e o single “Friki” está aí para provar.
Um show que celebra a união latino-americana
A escolha de Feid para abrir a Copa América 2024 foi vista como um símbolo da união da região, uma confluência das sonoridades de variados países participantes da competição. Feid representa a nova geração da música latina, que mistura ritmos tradicionais com influências internacionais.
Com o último álbum, Feid mostrou sua evolução como artista, além de impulsionar uma identidade sonora e visual dentro do mundo do reggaeton. O colombiano se tornou popular por sua maneira de falar, cantar e até de se vestir.
Este é Feid, mor!