Knotfest e a história de um festival que sempre colocou a música pesada em primeiro plano

Além de ser uma das maiores bandas do Metal, o Slipknot consagrou o Knotfest como destino imperdível para fãs de Rock; edição de 2024 no Brasil vem aí!

Knotfest 2018
Crédito: Naza PF

De um “carnaval obscuro” para um dos maiores eventos de Metal do planeta: esse é o Knotfest, o festival do Slipknot, que está chegando para sua segunda edição no Brasil nos dias 19 e 20 de outubro de 2024, em São Paulo.

A banda de Corey Taylor e Eloy Casagrande está confirmadíssima e fará shows nos dois dias, celebrando 25 anos de seu disco de estreia e mostrando ao público brasileiro sucessos do primeiro ao último álbum, The End, So Far (2022).

Você pode conferir nesta matéria o serviço completo do Knotfest 2024, que já está com a venda de ingressos aberta! Enquanto isso, vamos relembrar a história do festival e algumas das edições mais históricas pelo mundo?

A história do primeiro Knotfest, em 2012

O Knotfest foi criado em 2012, quando realizou duas edições nos Estados Unidos com bandas como Deftones, Lamb of God, Serj Tankian, Machine Head e Cannibal Corpse, além do Slipknot.

A ideia do festival era ser como um “circo bizarro”, incluindo brinquedos de parque de diversões, tendas com performances artísticas e uma “sobrecarga de cheiros, visões e audição para o público se divertir e enlouquecer”, como o percussionista Shawn “Clown” Crahan chegou a dizer numa entrevista.

Ao contrário do que se pode imaginar para um evento desse porte em sua primeira edição, o Knotfest 2012 correu exatamente como previsto, sem reclamações ou registro de grandes problemas.

Tanto que, depois disso, o festival nunca mais parou de expandir, a exemplo da banda organizadora!

Continua após o vídeo

Slipknot nunca parou de expandir seu festival

A segunda edição do Knotfest aconteceu apenas dois anos depois, em 2014, mas já com uma importante expansão: além de três datas na Califórnia em outubro, o festival desembarcou no Japão em novembro para mais duas datas.

Nos anos seguintes, o evento continuou crescendo. Em 2015, chegou ao México, em 2018 à Colômbia e, em 2019, foi a vez da França. Dois anos atrás o Knotfest chegou ao Brasil e também teve edições inéditas no Chile, Alemanha e Finlândia.

Como bom festival itinerante, o evento do Slipknot teve três edições marcadas para 2024 em três continentes diferentes: na Austrália, que já rolou em março, nos Estados Unidos em setembro e, finalmente, aqui em São Paulo em outubro!

Vale lembrar que a primeira edição por aqui, em 2022, teve showzaços de Bring Me the Horizon, Mr. Bungle, Judas Priest e Pantera, os brasileiros Sepultura, Black Pantera e Jimmy & Rats, além da banda da casa.

Knotfest Brasil 2024 vem aí!

Por enquanto o Slipknot é a única banda confirmada para a edição brasileira, mas basta lembrar que estes serão os primeiros shows do baterista Eloy Casagrande diante de seus compatriotas para já ter certeza de que o ingresso (que você pode garantir aqui) vai valer a pena.

As especulações já estão à todo vapor nas redes sociais, e o line-up completo será divulgado muito em breve, segundo a própria organização do evento. Uma coisa é certa: será imperdível!

LEIA TAMBÉM: Vem aí: Slipknot confirma que irá lançar músicas com Eloy Casagrande “muito em breve”