Recentemente te contamos por aqui a história de “Last Kiss”, regravação do Pearl Jam para um clássico dos anos 1960 que foi lançada oficialmente pela primeira vez em um álbum beneficente em prol dos refugiados da guerra em Kosovo, país na Europa oriental.
Acontece que o disco No Boundaries: A Benefit for the Kosovar Refugees (1999) não tem apenas um dos maiores sucessos da banda de Eddie Vedder, mas também alguns dos principais nomes do Rock há 25 anos – e até hoje.
Neste editorial, vamos contar a história do trágico conflito que expulsou cerca de 1,3 milhão de cidadãos de Kosovo de seu país entre 1998 e 1999, e gerou a mobilização de artistas como Neil Young, Rage Against the Machine, Black Sabbath, Oasis e mais!
Continua após o vídeo
Epic Records se mobilizou após guerra em Kosovo
Naquela virada de século, a antiga Iugoslávia passava por um lento processo de dissolução depois das independências da Eslovênia e da Croácia – países do chamado centro oriente da Europa – lá em 1991.
Kosovo foi uma das últimas nações a conseguir sua separação, mas não sem muitos conflitos de viés étnico que custaram algumas milhares de vidas. Isso porque a maioria da população é de origem albanesa, e acusava o exército iugoslavo de tentar promover uma limpeza étnica.
Foi daí que nasceu o grupo separatista Exército da Liberação de Kosovo, que travou uma guerra de quase dois anos contra a Iugoslávia, deixando pelo menos 13 mil mortos, um milhão de refugiados e diversas denúncias de tortura e abuso sexual.
O conflito em Kosovo só acabou em junho de 1999, após uma intervenção da OTAN contra os iugoslavos. Diante da crise humanitária no país, a Epic Records decidiu reunir seu time de estrelas para um disco beneficente.
Continua após o vídeo
Pearl Jam, Oasis, Rage Against the Machine e mais
A gravadora convocou os principais nomes do Rock naquele momento, incluindo as bandas já citadas e mais Peter Gabriel, Alanis Morissette, Jamiroquai, KoRn, Bush, The Wallflowers, Tori Amos, Sarah McLachlan, Indigo Girls e Ben Folds Five.
Cada artista teve liberdade para escolher sua música, por isso o Pearl Jam gravou duas covers: “Last Kiss” de Wayne Cochran e “Soldier of Love (Lay Down Your Arms)”, eternizada pelos Beatles, enquanto Alanis, Neil Young e Bush preferiram lançar versões ao vivo.
Destaque também para a cantora e pianista Tori Amos, que lançou uma música inédita na coletânea, e ainda uma mixagem de Butch Vig para o clássico “Freak on a Leash”, do KoRn – confira abaixo a tracklist completa.
O álbum No Boundaries: A Benefit for the Kosovar Refugees, arrecadou mais de US$1 milhão para três organizações de auxílio aos refugiados de Kosovo, incluindo o Médicos Sem Fronteiras. Que história!
LEIA TAMBÉM: Produtor do Pearl Jam revela música que a banda “roubou” do Led Zeppelin (e não é a que você está pensando)
No Boundaries: A Benefit for the Kosovar Refugees (1999) – tracklist
1. Pearl Jam – “Last Kiss” (b-side de um single de Natal, 1998)
2. Alanis Morissette – “Baba” (ao vivo)
3. Rage Against the Machine – “Ghost of Tom Joad” (faixa bônus do álbum Rage Against the Machine, 1997)
4. Neil Young – “War of Man” (ao vivo)
5. KoRn – “Freak on a Leash” (mix de Butch Vig)
6. Black Sabbath – “Psycho Man” (remix de Danny Saber)
7. Bush – “Comedown” (acústica)
8. Ben Folds Five – “Leather Jacket” (inédita)
9. Oasis – “Take Me Away” (b-side do single “Supersonic”, 1994)
10. Sarah McLachlan – “Mary” (ao vivo)
11. Indigo Girls – “Go” (ao vivo)
12. The Wallflowers – “Used to Be Lucky” (b-side do single “6th Avenue Heartache”, 1996)
13. Jamiroquai – “Wolf in Sheep’s Clothing” (b-side do single “Canned Heat”, 1999)
14. Tori Amos – “Merman” (inédita)
15. Peter Gabriel – “Fourteen Black Paintings” (do álbum Us, 1992)
16. Pearl Jam – “Soldier of Love (Lay Down Your Arms)” (b-side de um single de Natal)