"Not Like Us": veja o novo clipe de Kendrick Lamar e entenda todos os capítulos da treta com Drake

Disposto a acabar a rixa com Drake como vencedor e se consagrando um dos maiores do Rap, Kendrick Lamar movimenta o cenário com clipe para a famosa diss.

NotLikeUs Vid
Reprodução: YouTube

Com direção de Dave Free e da própria estrela Kendrick Lamar, a aguardada produção audiovisual para a diss trackNot Like Us” foi liberada na noite dessa quinta-feira (04/07). Um dos grandes sucessos desse ano, a faixa se sacramentou como ápice da briga protagonizada por Kendrick e o rapper canadense Drake.

O conflito que vem tomando boa atenção da mídia não é tão recente quanto alguns pensam: mesmo dividindo o microfone em algumas ocasiões, foi em 2013 que tivemos a primeira faísca desse embate.

O contexto da briga entre Kendrick Lamar e Drake

Naquele ano, Big Sean lançou Control”, música que tem versos quentes de Kendrick a partir de uma competitividade que foi colocada em jogo na indústria: quem é o melhor rapper da atualidade?

Continua após o vídeo

Citando nomes e fazendo fortes rimas de ataque, Lamar deixa claro que tem uma ambição:

Geralmente sou leal com os mesmos manos com quem estou rimando / Mas isto é hip-hop, e os negros deviam saber que horas são. / E isso vale para Jermaine Cole, Big K.R.I.T., Wale / Pusha T, Meek Millz, A$AP Rocky, Drake / Big Sean, Jay Electron’, Tyler, Mac Miller / Eu tenho amor por todos vocês, mas estou tentando matar vocês, manos

Na ocasião, alguns dos rappers citados até chegaram a responder K-Dot em outras faixas, mas Drake apenas respondeu sobre a polêmica em entrevista, afirmando que “Control” era ambiciosa e que seu nível de sucesso jamais seria ultrapassado pelo do Kendrick.

Mas não pense que apenas ficou por isso: é claro que toda essa atmosfera cresceu e teve capítulos a serem observados ao passar dos anos, mas foi justamente em 2023 que a bomba explodiu para podermos chegar onde estamos hoje.

Continua após o vídeo

O estopim para a “guerra” de Kendrick e Drake

O oitavo álbum de Drake, For All The Dogs, conta com a ótima First Person Shooter” e a parceria com J. Cole rendeu versos que afirmam que ele, K-Dot e Aubrey – nome de batismo de Drake – são os três maiores da cena.

Adoro quando eles discutem quem é o melhor MC / É K-Dot? É Aubrey? Ou eu? / Nós, os três grandes, é como se tivéssemos começado uma liga, mas agora me sinto como Muhammad Ali

Entretanto, Jermaine não imaginava que receberia uma pancada de Kendrick (que considera um grande amigo) com o lançamento do álbum WE DON’T TRUST YOU, projeto colaborativo do produtor Metro Boomin – que também tem uma rixa com Drake – e do rapper Future. Na agressiva Like That”, o californiano volta a afirmar que é o único que importa quando se trata dessa briga.

Filho da puta, os três grandes são apenas eu

Continua após o vídeo

A partir desse momento, todos os olhos se voltavam para as reações de J. Cole e Drizzy. O público estava interessado em saber o que aconteceria, e Cole foi o primeiro a contra-atacar: no dia 5 de abril, ele lançou seu álbum Might Delete Later, e a última faixa do projeto era uma resposta direta a Lamar.

A música viralizou rápido nas redes e o público estava fervoroso; mas, dois dias após o lançamento, a música foi removida das plataformas e J. Cole se pronunciou diretamente em um show, abrindo seu coração e pedindo desculpas publicamente, se declarando fora de toda a confusão armada.

Continua após o vídeo

Drake, que ainda não havia se pronunciado, decidiu atacar Kendrick no dia 19 de abril, quando disponibilizou a debochada Push Ups”. Assim, os dois nomes começaram a trocar fortes ataques e acusações em diss tracks que foram assunto constante na primeira metade do ano.

“Not Like Us”

Como vocês já devem ter percebido, “Not Like Us” é somente um dos capítulos de toda uma história que ganhou uma força estrondosa e, convenhamos, ultrapassou limites em ambos os lados.

Drake até respondeu Lamar com The Heart Part 6″ – cujo nome faz referência à série de singles lançados por Kendrick -, mas sua música não teve nem perto do mesmo impacto do que a diss “Not Like Us”.

Essa faixa trouxe um impacto na cultura Pop e para o cenário do Rap/Hip-Hop que é inexplicável, fazendo muitos lembrarem de clássicos como Hit ‘Em Up, de 2Pac – comparações à parte, é claro.

Com um sucesso estrondoso desde seu lançamento, a música com certeza é um dos grandes destaques do ano até então – e talvez acabe 2024 sendo o ponto alto, ao menos no Rap.

Continua após a foto

NotLikeUs - Vid2
Reprodução: YouTube

Com inúmeras provocações intensificadas, incluindo a participação de DeMar DeRozan – atualmente sem time, mas ídolo do time de coração de Drizzy na NBA, o Toronto Raptors – e sua noiva Whitney Alford junto com seus dois filhos, a lista de razões de Kendrick para “enterrar” o canadense talvez nem caiba nesse texto.

É importante reiterar que a música foi lançada menos de 24 horas depois de Meet the Grahams”, outra diss de K-Dot que abordou temas e ataques parecidos com os de “Not Like Us”, mas que não obteve a mesma viralização.

Após quebrar vários recordes e ainda se postular como forte candidato ao Grammy, podemos dizer que o videoclipe, que você confere logo abaixo, veio para encerrar e coroar o californiano como vencedor dessa guerra de forma épica.

Mas não se engane: tudo pode acontecer na indústria e só nos resta esperar para ver se esse é realmente o fim.