Tragédia: 10 itens icônicos que foram perdidos no incêndio da exposição da Warner Bros

O fogo destruiu uma coleção de objetos raros e memoráveis de filmes e séries da Warner Bros. no Rio de Janeiro. Veja alguns dos itens perdidos.

Annabelle, Friends, Superman - Casa Warner incêndio
Crédito: Divulgação

Um incêndio na madrugada desta terça-feira (09) destruiu a estrutura de uma exposição interativa da Warner Bros no Rio de Janeiro. A instalação, que foi totalmente consumida pelas chamas, estava montada no estacionamento do Shopping Nova América, em Del Castilho, na zona norte da capital carioca.

Além da situação dramática de um incêndio, este teve um desdobramento triste para os fãs de séries e filmes: a perda de numerosos itens originais da coleção histórica da Warner Bros, trazidos diretamente de seus estúdios na Califórnia. A exposição, chamada Casa Warner, chegou ao fim com um plot twist que deixou muitos lamentando nas redes sociais.

Continua após o vídeo

O incêndio que colocou um fim à Casa Warner no Rio de Janeiro

A boa notícia é que as perdas foram apenas materiais, sem vítimas ou feridos. O motivo é que o fogo começou em plena madrugada – ainda sem causa determinada.

Os bombeiros foram acionados por volta das 2h45 e o fogo foi controlado pouco antes das 5h20, mas as autoridades seguiam no local para operação de rescaldo. Uma perícia será realizada com apoio da administração do shopping para determinar as circunstâncias do incidente.

Continua após a publicação

Perdas irreparáveis

A Casa Warner reunia figurinos oficiais, objetos cênicos e personagens de vários filmes do estúdio americano, como Annabelle, Looney Tunes, Matrix, Harry Potter e Batman. A exposição interativa estava montada desde o dia 14 de junho e contava com 1,5 mil metros quadrados.

Confira abaixo alguns dos itens mais icônicos do acervo perdido.

Itens icônicos perdidos no incêndio da Casa Warner

Boneca Annabelle original

Sim, é a própria, utilizada nas filmagens dos filmes de terror da série Annabelle. A boneca estava exposta em uma cristaleira com o aviso “Não abra em hipótese nenhuma!”, sendo uma das principais atrações para os fãs de terror. A presença da boneca original dava um toque de autenticidade assustadora à exposição.

Capa do Super-Homem

A capa usada pelo ator Christopher Reeve nos filmes da franquia Super-Homem dos anos 70 e 80 era um dos mais valiosos da exposição, simbolizando a era clássica dos filmes de super-heróis e a interpretação icônica de Reeve como o Homem de Aço.

Batmóvel e outros acessórios de Batman

A exposição contava com uma reprodução detalhada da Batcaverna, incluindo armaduras, veículos e armamentos do Cavaleiro das Trevas. O Batmóvel, um dos itens mais fotografados, era uma réplica do veículo utilizado nos filmes dirigidos por Christopher Nolan.

Plataforma 9¾ e outros itens de Harry Potter 

A instalação incluía a famosa plataforma de onde os alunos embarcam para Hogwarts, além do Chapéu Seletor e a Capa da Invisibilidade. Esses itens permitiam que os visitantes se sentissem parte do mundo mágico criado por J.K. Rowling.

Sofá de Friends

Parte do cenário do bar Central Perk, onde os visitantes podiam sentar e tirar fotos. Este sofá era uma das 30 réplicas oficiais do item famoso pela série Friends, mas felizmente o original ainda permanece em Los Angeles.

Cenário de The Big Bang Theory

Incluindo a porta do apartamento de Sheldon Cooper, com todos os detalhes vistos na série e até o elevador quebrado. A recriação do apartamento permitia aos visitantes entrar no mundo dos personagens nerds da série de comédia.

Van do Scooby-Doo

A famosa Mystery Machine, veículo icônico usado pelos personagens Scooby-Doo e sua turma para resolver mistérios. A van era um dos itens mais populares entre as crianças e fãs nostálgicos da animação.

Camisa autografada por Christopher Nolan

O diretor dos filmes de Batman, como O Cavaleiro das Trevas, havia autografado uma camisa exposta na seção dedicada ao herói. Este item era especial para os cinéfilos e admiradores do trabalho de Nolan.

Área interativa de Matrix

Também estava presente por lá um cenário interativo com referências de Matrix, que logo se tornou um dos mais populares locais de fotos para os fãs da franquia de filmes.

Objetos de O Mágico de Oz

Incluindo itens como os sapatos de rubi de Dorothy e outros acessórios do clássico filme de 1939, esses objetos traziam um toque de história do cinema à exposição, celebrando um dos filmes mais amados de todos os tempos.

Como é possível notar, a destruição dos itens é uma perda para os fãs e para a história do cinema. E mais uma vez o Brasil ganha as manchetes com uma exposição ou museu que sofre com incêndios – sem dúvidas, um dia triste para quem é fã de entretenimento.